SAO JOAO
SAO JOAO

Defesa Civil de Candeias discute com lideranças comunitárias instalação de Nudec’s nas áreas de risco

Por Redação
2 Min

Os Nudec’s objetivam aproximar a comunidade da Defesa Civil na construção de um planejamento participativo e na mudança de comportamento para o bem-estar comum.

nudecA instalação dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudec’s) nas áreas de risco da cidade foi discutida pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Candeias e lideranças dos bairros Santa Clara, Cajueiro, Malembá, Areia e Nova Brasília no último dia 3, na Escola Municipal Paulo VI. Com o objetivo de aproximar a comunidade da Defesa Civil na construção de um planejamento participativo e na mudança de comportamento para o bem-estar comum, os Nudec’s também servem como instrumento para a prevenção de e minimização de riscos e desastres nas comunidades vulneráveis.

Orientador da reunião de discussão dos Nudec’s, o consultor técnico da Defesa Civil de Candeias, Ademar Cerqueira, ressaltou que o papel principal do órgão é a proteção à vida, em segundo lugar, proteção ao patrimônio, e por isso toda a comunidade deve estar envolvida, já que também é a maior beneficiada. “Além de ter um terreno acidentado, Candeias foi construída de forma desordenada. Não podemos simplesmente destruir a cidade e fazer outra, mas podemos trabalhar para que os riscos sejam minimizados”, pontuou.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Erivaldo Azevedo, a reunião foi o primeiro passo de uma série de atividades que acontecerão nas comunidades com áreas de risco, como os bairros Malembá, Nova Brasília, Dom Avelar, Sarandi, Santo Antonio, São Francisco (Saboaria), e nos distritos Menino Jesus e Passé. “Este primeiro contato serviu para orientar os líderes comunitários a articular as próximas atividades para a instalação dos Nudec’s e implementação do sistema de prevenção contra os desastres naturais aos quais essas comunidades estão sujeitas,” explicou.

As atividades nas comunidades serão periódicas e constantes, capacitando os moradores não apenas para prevenir, mas também para agir corretamente em casos de necessidade, inclusive, acionando a Defesa Civil de imediato.

 

Compartilhe Isso
- Advertisement -