Marivalda participa do lançamento do Vacina Bahia em Madre de Deus

Por Redação
2 Min

Nesta terça-feira (28), ocorreu em Madre de Deus o lançamento do programa estadual de imunização, Vacina Bahia. O evento contou com a presença da vice-prefeita de Candeias, Marivalda da Silva, do secretário de Saúde de Candeias, Marcelo Cerqueira, além do governador Jerônimo Rodrigues e da secretária de Saúde, Roberta Santana.

O objetivo do programa é aumentar a cobertura vacinal do Estado para o público-alvo em até 95%. Atualmente, a cobertura vacinal é de 73,7% para Poliomielite, 74,1% para Pentavalente, 78,3% para Pneumo 10 e 75% para Tríplice Viral. O projeto também inclui ações de imunização em escolas e disponibilização de dez veículos para vacinação itinerante, contemplando áreas rurais, povos tradicionais, originários e vulneráveis.

Madre de Deus foi escolhida para o lançamento do programa por integrar uma lista de dez municípios com até 100 mil habitantes e baixa cobertura vacinal no estado. Para mudar esse quadro, o Governo do Estado irá ceder dois profissionais técnicos de enfermagem, com experiência em imunização, para essas cidades, bem como outras 33 com situação abaixo da expectativa. Além disso, entre as iniciativas para melhorar o quadro vacinal, o governo irá ceder um computador nas salas de vacina durante os próximos seis meses.

O governador Jerônimo Rodrigues afirmou que não poupará esforços e conta com as autoridades e conselhos de saúde do Estado e dos municípios para a implementação do programa. “Esse programa de vacina tem duas frentes: os idosos e as crianças. É claro que a vacinação é ambivalente. Teremos responsabilidade com as comunidades tradicionais, com indígenas, com quilombolas e com ribeirinhos. Quem trabalha na área de saúde também tem prioridade, assim como quem está recluso em algum sistema prisional”, declarou o governador.

Compartilhe Isso
- Advertisement -