Por conta da forte chuva que atinge a cidade há alguns dias, a Prefeitura decretou nesta segunda-feira, 27, estado de emergência. Em 72hs de precipitação, a cidade acumulou 275,5mm de chuva, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia – INMET, ultrapassando a média história do município no mês de abril, provocando alagamentos e deslizamentos de terra.
Caso a população precise acionar a Defesa Civil, deve entrar em contato com o órgão através do telefone (71) 3605-2574/3601-6016 e 3601- 9959. De acordo com o Prefeito, Dr. Pitagoras Ibiapina, a população teve vários prejuízos e por isso há a urgência dessa situação, a partir da destruição de casas devido aos deslizamentos de terra e alagamentos. “Mais do que nunca é hora de agir e trazer soluções para essas vítimas”, disse.
O decreto nº 041, de 27 de abril de 2020, declara a situação de emergência na cidade e autoriza a Prefeitura de Candeias a mobilizar todos os órgãos e entidades municipais para dar suporte a Defesa Civil enquanto perdurar a situação de emergência e também assistência social às pessoas e famílias atingidas e a adoção de medidas reparadoras com atuação em conjunta de órgãos e entidades estaduais e federais.
A publicação também autoriza a contratação de pessoal para reforçar as ações de resposta ao desastre, pelo prazo de 90 dias. A determinação tem como objetivo facilitar as ações de assistência à população afetada pela forte chuva.
A medida é válida pelo prazo máximo de 180 dias consecutivos e ininterruptos, contados a partir da publicação do decreto, e sem prorrogação.