Município de Candeias espera receber 11 mil fieis em romaria ao Santuário Nossa Senhora das Candeias

Por Redação
4 Min
Foto: Divulgação

Os fiéis da Região Metropolitana de Salvador (RMS) se preparam no próximo domingo (27) para participar de mais uma romaria em direção ao Santuário Nossa Senhora das Candeias. A ação faz parte da 8ª edição da Peregrinação Fé e Luz e acontecerá em Candeias, com expectativa de receber aproximadamente 11 mil fieis ao Santuário Nossa Senhora das Candeias. Em quase 130 anos de devoção à Nossa Senhora das Candeias, a cidade é um dos maiores centros do turismo religioso do Estado da Bahia, com visitação também à Fonte dos Milagres.

O evento, promovido pela Diocese de Camaçari em comunhão com a Paróquia Nossa Senhora das Candeias, tem como tema “Com Nossa Senhora das Candeias e Santa Dulce dos Pobres, Caminhamos na Estrada de Jesus”, que faz referência a canonização de Irmã Dulce e a celebração do Ano Diocesano Eucarístico. A novidade deste ano será a imagem de Santa Dulce dos Pobres que será trazida em carro aberto a acompanhada pela imagem de Nossa Senhora das Candeias.

A romaria reunirá 25 paróquias dos municípios de Candeias, Camaçari, Dias D’Ávila, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Terra Nova e percorrerá um trecho de quatro quilômetros em direção ao Santuário Nossa Senhora das Candeias, localizada no centro da cidade.

A concentração será às 6h, na rodovia BA-523, em frente à Prefeitura Municipal de Candeias, localizada no bairro Ouro Negro. Antes da caminhada acontecerá a santa missa, às 6h30, presidida pelo bispo diocesano, Dom João Carlos Petrini. Logo após a celebração, bandas católicas, em cima de um trio elétrico, animarão os fiéis durante o trajeto. O encerramento ocorrerá na Praça Nossa Senhora das Candeias, com a benção do Santíssimo Sacramento.

Durante a caminhada, parte das rodovias BA-522 e 523, que liga Candeias ao município de São Sebastião do Passé e a BR-324, será interditada para facilitar o deslocamento dos fieis. Cerca de 2 mil estarão envolvidas no apoio aos fieis. Nas últimas edições, o evento contou com a participação de aproximadamente 70 mil fiéis, sendo 10 mil (2012); 13 mil (2013), 15 mil (2014 e 2015) e 11 mil (2016, 2017 e 2018).


SANTUÁRIO

Construído no final do século XVIII, o Santuário de Nossa Senhora das Candeias é um lugar de grande devoção a Virgem Maria. A Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias foi elevada à condição de Santuário diocesano em fevereiro de 2014, reconhecida pelo Vaticano. Voltado para a Baía de Todos os Santos, o Santuário é um local de grande peregrinação de romeiros de todo o lugar do Brasil, que buscam curas e bênçãos através da água milagrosa da Fonte dos Milagres.

NOVENÁRIO

O Novenário em honra a Nossa Senhora das Candeias é a principal festa católica da Região Metropolitana de Salvador. Os festejos acontecem entre os dias 24 de janeiro e 3 de fevereiro e reúne cerca de 7 mil pessoas por noite na praça que leva o nome da Santa. A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou, em novembro de 2017, o Projeto de Lei nº 22.336/2017 que inclui as festividades de Nossa Senhora das Candeias no calendário oficial das festas populares da Bahia. Com a aprovação, os festejos contam com apoio da BahiaTursa.

Compartilhe Isso
- Advertisement -