O Museu Wanderley de Araujo Pinho, um dos mais importantes patrimônios históricos do Recôncavo Baiano, voltará a abrir suas portas após mais de duas décadas fechado ao público. Localizado no tradicional distrito de Caboto, em Candeias, o equipamento cultural será oficialmente reinaugurado na próxima segunda-feira (8/12), marcando um novo capítulo para a preservação da memória e para o fortalecimento do turismo cultural na região.
A informação foi confirmada pelo professor e historiador candeense Jair Cardoso, que celebrou o anúncio em suas redes sociais. A reabertura é resultado de um amplo processo de requalificação iniciado em 2020 pelo Governo do Estado, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Candeias. O restauro devolve à população um espaço simbólico, considerado um dos mais belos e representativos sítios históricos da Bahia.
Com investimento aproximado de R$ 26 milhões, financiados pelo BID por meio do Prodetur Bahia, o projeto contemplou a recuperação estrutural do casarão principal, da antiga fábrica, do atracadouro e de toda a área urbanística do complexo. A intervenção modernizou o local sem abrir mão da preservação do conjunto arquitetônico original, que remonta ao ciclo do açúcar no estado.
O museu abriga mais de 200 peças e achados arqueológicos relacionados à produção açucareira e ao modo de vida das comunidades históricas do Recôncavo. Com a requalificação, o acervo ganhou uma nova expografia, com mídias interativas, iluminação cênica, vitrines especiais e sinalização inteligente, proporcionando uma experiência imersiva para estudantes, pesquisadores e visitantes.
O professor Jair Cardoso, que por muitos anos realizou aulas de campo, palestras e entrevistas no local, destacou a importância simbólica e educativa da nova fase do museu:
“Ministrei muitas palestras, aulas de campo e entrevistas para as emissoras de televisão neste belíssimo sítio histórico-arquitetônico e natural. Assim, é com muita alegria que o vemos com uma nova concepção de museu, trazendo histórias de resistências dos povos que construíram e formaram o Brasil, dentre outras imprescindíveis temáticas que nos ajudam a compreender o nosso país.”
A cerimônia de reabertura contará com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do prefeito de Candeias, Eriton Ramos, além de autoridades estaduais, municipais, representantes de movimentos culturais, pesquisadores, historiadores e moradores de Caboto.
A solenidade está marcada para as 15h. De acordo com o professor Jair Cardoso, após a inauguração, o museu funcionará de quarta a domingo, das 10h às 17h, oferecendo ao público acesso a um dos mais importantes patrimônios culturais da Bahia, agora totalmente renovado.

