banner

Candeias planeja ações de saúde em 8ª Conferência Municipal

3 Min

Nos dias 11 e 12 de setembro, a 8ª Conferência Municipal de Saúde foi realizada, reunindo um importante grupo de participantes, como representantes da sociedade civil, vereadores, secretários e profissionais da saúde. O objetivo do evento foi planejar as diretrizes de saúde para os próximos quatro anos. Este encontro, promovido pela Prefeitura Municipal e pela Secretaria de Saúde (Sesau) em colaboração com o Conselho Municipal de Saúde, ocorreu na Câmara de Vereadores.

Sob o tema “Cuidar de Gente: A saúde que escuta, acolhe e transforma”, a secretária Adila Morgana destacou a importância de um atendimento mais humanizado e acolhedor. "Este é um momento estratégico de construção coletiva, um espaço para contribuição dos trabalhadores da saúde e da sociedade civil", afirmou Adila. Ela enfatizou a necessidade de ouvir as experiências diárias dos cidadãos para que ações concretas possam ser implementadas.

A palestra mediada por Manoel Henrique, coordenador do apoio institucional do COSEMS – BA, focou no futuro das políticas públicas em saúde. Ele discutiu a elaboração do plano municipal para o quadriênio 2026-2029 e a importância desse planejamento para a saúde pública. "Qual é o futuro de Candeias nos próximos quatro anos? Esse futuro será definido pelo plano municipal", explicou Manoel. Ele ressaltou que o foco vai além da construção de novas unidades de saúde; a qualidade do atendimento deve ser priorizada.

Durante o evento, o assessor do executivo Marcelo Cerqueira apresentou os resultados alcançados no plano anterior, que abrangeu o período de 2022 a 2025. Entre as conquistas destacadas estavam a criação de clínicas especializadas, como a Ver Melhor e a Policlínica, além da ampliação de unidades básicas de saúde.

Após as apresentações, os participantes foram organizados em grupos temáticos para discutir propostas. Os eixos abordados incluíram: Saúde que Acolhe, Saúde que Escuta e Saúde que Transforma. As ideias geradas nessas discussões servirão como base para o aprimoramento das políticas de saúde do município.

Ao final da conferência, as propostas discutidas foram aprovadas e integrarão o plano municipal de Saúde para 2026-2029. Este evento não apenas promoveu o diálogo sobre saúde em Candeias, mas também reforçou a importância da participação da comunidade na construção de um sistema de saúde mais eficaz e humano.

Curtiu? Siga o Candeias Mix nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e Google Notícias. Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.
Compartilhe Isso