Cerca de 90 pessoas participaram, nesta sexta-feira, dia 18, da 1ª Conferência Municipal de Igualdade Racial (COMPIR) em Candeias. O evento contou com a presença de representantes do poder público, movimentos sociais, lideranças comunitárias e integrantes da sociedade civil. O objetivo central foi debater políticas públicas que promovam a equidade racial.
Organizada pela Prefeitura de Candeias, através da Secretaria de Mulher, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEMID), a conferência ocorreu no auditório da Escola Municipal Julieta Viana. O tema abordado foi “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”, refletindo a urgência da discussão sobre racismo e suas consequências na sociedade atual.
Ana Paim, secretária da SEMID, enfatizou a relevância da conferência para a construção de uma cidade mais inclusiva e justa. “Não precisamos estar aqui apenas para discutir as dores causadas pelo racismo, pois ele é uma realidade que todos conhecemos. Estamos aqui para pensar em ações efetivas que possam promover a reparação racial e transformar Candeias e Bahia”, declarou.
O evento reafirmou o papel de Candeias na luta pela igualdade racial, especialmente em um momento em que o Brasil busca soluções para a reparação histórica e a justiça social. Foram discutidos três eixos temáticos que guiarão a elaboração do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial: Democracia, Justiça Racial e Reparação.
Eriton Ramos, prefeito de Candeias, também fez uso da palavra e disse que ações como essa são fundamentais para garantir um futuro melhor. “Existem dores que não podem ser reparadas, mas devemos buscar soluções tanto para o presente quanto para as próximas gerações. A luta é longa, mas através de discussões como esta, podemos refletir sobre como implementar políticas públicas efetivas”, afirmou.
Ao final da conferência, propostas foram apresentadas com base nos eixos discutidos. Além disso, foram eleitos três delegados e seus suplentes, que representarão Candeias na IV Conferência Estadual, agendada para os dias 20 a 22 de agosto em Salvador. Esse evento marca um passo importante na promoção da igualdade racial e na construção de um futuro mais justo para todos.
Curtiu? Siga o Candeias Mix nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e Google Notícias. Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.