banner

Vacinação contra raiva: moradores da Caroba levam pets para imunização

3 Min

Os habitantes do Distrito da Caroba, situado no município de Candeias, se reuniram no Ginásio Poliesportivo nesta quarta-feira, 16 de julho, para vacinar seus animais de estimação, como cães e gatos, contra a raiva. Esta ação faz parte da Campanha Julho Dourado, uma iniciativa que visa aumentar a conscientização sobre a importância da vacinação e do cuidado com o bem-estar animal.

A raiva é uma doença que preocupa muitos tutores. Considerada incurável nos animais e fatal em 100% dos casos, essa zoonose também pode afetar os seres humanos. Portanto, a vacinação antirrábica é essencial para proteger tanto os pets quanto as pessoas.

Além da vacinação contra a raiva, o evento ofereceu outros serviços veterinários. Testes de leishmaniose e esporotricose foram realizados, e os tutores puderam verificar a pressão arterial, realizar testes de glicemia e fazer exames rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Esses serviços adicionais contribuíram para a promoção da saúde na comunidade local.

O morador Carlos Silva, de 45 anos, esteve presente para vacinar seus cães, Thor e Nina. Ele destacou a importância de levar os animais para a vacinação. “É muito importante trazer nossos animais para vacinação, pois é uma proteção para todos”, afirmou.

Embora Candeias não tenha registrado casos de raiva em humanos nos últimos 20 anos, a coordenadora da Vigilância em Saúde, Flavia Almeida, ressaltou que a imunização dos animais é a principal estratégia para evitar a propagação da doença entre os humanos. “A raiva possui uma taxa de letalidade de quase 100% e pode afetar mamíferos, incluindo os seres humanos”, explicou. Ela ainda acrescentou que a vacinação deve ser realizada anualmente, tanto antes quanto após a exposição, para garantir a segurança de todos.

Caso um humano seja mordido por um animal, é fundamental procurar imediatamente uma unidade de saúde. O histórico do pet deve ser avaliado para determinar os próximos passos.

A campanha, promovida pela Prefeitura de Candeias através da Secretaria de Saúde (SESAU), continuará em outros distritos, como Passé no dia 24 de julho e Passagem dos Teixeiras em 30 de julho. A Vigilância Epidemiológica recomenda que os tutores levem o cartão de vacinação de seus animais para a atualização das informações. Cães e gatos a partir de três meses de idade, que estejam saudáveis, podem ser vacinados.

Curtiu? Siga o Candeias Mix nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e Google Notícias. Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.
Compartilhe Isso