banner

Museu Wanderley de Araujo Pinho será inaugurado em Candeias

3 Min

Na última sexta-feira (4), o prefeito de Candeias, Eriton Ramos, visitou as instalações do Museu do Recôncavo Wanderley de Araujo Pinho, localizado em Caboto. A visita teve como objetivo conhecer o local e observar os últimos ajustes antes da tão esperada inauguração. Este museu, que esteve fechado por mais de duas décadas, está programado para ser reaberto no segundo semestre deste ano.

O equipamento turístico passou por um processo de requalificação que começou em 2020. As obras incluíram a restauração da estrutura física, abrangendo o casarão histórico, a antiga fábrica, o atracadouro e toda a área urbanística do entorno. Além disso, mais de 200 peças e achados arqueológicos, que remetem ao ciclo do açúcar, fazem parte do acervo que será exibido.

O novo Museu do Recôncavo também contará com uma expografia moderna, incorporando equipamentos multimídia, vitrines adequadas, sinalização informativa e iluminação cênica, entre outros elementos. Essas inovações visam proporcionar uma experiência enriquecedora para os visitantes.

Durante a visita, Eriton estava acompanhado de secretários municipais e do corpo técnico responsável pela gestão do museu. Ele enfatizou a importância desse equipamento para o turismo na região. “É com grande alegria que podemos anunciar que o nosso museu está pronto para ser entregue. Este é um equipamento histórico. Estamos felizes com essa boa nova, um local que conta a história de todo o Recôncavo e sua relevância para o Brasil”, declarou o prefeito.

A reforma do museu é parte do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo, conhecido como Prodetur Bahia. Esse programa é executado pelo Governo do Estado e conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A visita ao museu também contou com a presença dos secretários Emerson Nino (Mobilidade Urbana), Filipe Magno (Desenvolvimento e Urbanismo) e Alan Cássio (Manutenção). A artista plástica e coordenadora do museu, Daniela Steele, e a assessora técnica Juci Santana também participaram do evento.

Sobre o Museu do Recôncavo, ele foi inaugurado em fevereiro de 1971, no antigo Engenho Freguesia, um importante marco do período colonial brasileiro. O museu está localizado em um casarão de quatro andares, construído no século XVIII, que foi tombado em 1944 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como um Conjunto Rural. A reabertura do museu promete revitalizar a cultura local e atrair turistas interessados na rica história do Recôncavo.

Compartilhe Isso