Mulheres artesãs de cinco cidades da Bahia — Candeias, Itabuna, Jequié, Madre de Deus e Itajibá — terão a oportunidade de participar de uma formação online gratuita para profissionalizar seus negócios. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Rede Asta e a Transpetro, visando fortalecer a economia criativa em 10 estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país.
As inscrições para o projeto já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 23 de maio deste ano, através do preenchimento de um formulário online disponível no site oficial do projeto. Podem se inscrever mulheres das cidades baianas de Candeias, Itabuna, Jequié, Madre de Deus e Itajibá.
Ao todo, 360 produtoras artesanais e nano empreendedoras da economia criativa serão beneficiadas com cinco meses de formação online. O curso visa aprimorar seus produtos, aumentar as vendas e consolidar o relacionamento com clientes. Além da formação, o projeto oferecerá bolsas de estudo para as participantes e premiará 36 delas com R$ 1.000 em capital semente para investir em seus negócios.
A Escola de Design, como é chamada a iniciativa, é promovida pela Rede Asta, uma organização social com 19 anos de atuação no apoio a nanoempreendedoras, produções artesanais e economias locais. O patrocínio da Transpetro, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, viabiliza a ação.
“Nosso compromisso é proporcionar às participantes ferramentas reais para evoluírem como empreendedoras, melhorando seus produtos e conectando-se com o mercado. Além do impacto financeiro, o programa fortalece a autoestima e a identidade dessas mulheres como protagonistas do setor artesanal no Brasil”, conta Alice Freitas, co-diretora da Rede Asta, ressalta a importância do projeto para o desenvolvimento das mulheres empreendedoras.
O curso abordará desde fundamentos criativos e construção de identidade visual até estratégias de vendas e gestão de negócios. Para complementar o aprendizado, serão realizadas quatro lives temáticas abertas ao público, com temas como cultura e ancestralidade, aproveitamento de materiais, estratégias de sucesso e o impacto da confiança nas vendas.