A Defesa Civil de Candeias alerta a população para chuvas durante esta semana. Segundo informações da agência Climatempo, a previsão é de chuvas fortes durante a semana com média de 25mm. Já na quarta-feira (15) e no domingo (19) são esperados os índices mais altos da semana, que podem chegar a 55 mm e 72mm/dia, respectivamente.
A Defesa Civil pede que a população não jogue lixo em encostas, bueiros e canais. “Pedimos atenção à população neste período. Estamos trabalhando Há quase dois meses para realizar a limpeza de canais e bueiros em toda a cidade e precisamos a colaboração da população”, informou o Coordenador da Defesa Civil, Erivaldo Azevedo.
Leia Também
Como medida de prevenção, a Defesa Civil já cobriu as principais encostas da cidade e segue trabalhando em esquema de plantão.
Em caso de urgência e emergência neste período, a comunidade pode ligar gratuitamente para o número 199.
SAIBA QUAIS SÃO AS MAIORES OCORRÊNCIAS NO PERÍODO DA CHUVA:
ALAGAMENTOS
Os alagamentos podem acontecer por conta do alto índice pluviométrico, ou seja, chuva muito forte em um período de tempo muito curto, ou pelo lixo depositado em locais inadequados, que bloqueiam a rede de drenagem.
O QUE FAZER?
Em períodos de chuvas, quem mora próximo a canais e córregos, deve ficar com a atenção redobrada, colocar os móveis e objetos em locais mais alto e observar se o nível da água está muito alto. Caso o nível suba, é importante deixar o imóvel e procurar abrigo em local seguro e entrar em contato com a Defesa Civil. Número da Defesa Civil 199.
DESABAMENTO
Quando você perceber rachaduras ou infiltrações no seu imóvel, é fundamental que entre em contato com a Defesa Civil o quanto antes, através do telefone 199, ligação gratuita. Se a rachadura for muito grande, o morador deve deixar o imóvel e procurar abrigo em local seguro. O bem-estar e a vida vêm em primeiro lugar.
DESLIZAMENTO DE TERRA
Deslizamento de terra acontece, geralmente, quando o solo está encharcado. Caso você perceba fendas ou trincas na encosta, entre em contato com a Defesa Civil, através do 199, também deve acontecer o quanto antes. É importante, também, que o imóvel seja desocupado até uma avaliação dos técnicos da Defesa Civil.
Siga as orientações dos técnicos quando o morador for orientado e notificado pelo engenheiro da Defesa Civil a deixar o imóvel, ele deve seguir as suas orientações. Eles são treinados e capacitados para avaliar riscos. O objetivo é preservar a vida dos cidadãos, evitando acidentes e principalmente mortes.
OBSERVAÇÕES: Se você já mora em áreas de risco, durante as chuvas fortes deve deixar seu imóvel e buscar abrigo em outro local. Procure a Defesa Civil.
Em caso de urgência e emergência neste período, a comunidade pode ligar gratuitamente para o número 199.