Mutirão de combate às endemias em Candeias acontece de 25 a 29 de janeiro

3 Min

dengue-mosquito-biteConsiderando o surto inesperado de casos de dengue, febre chikungunya e zika no ano de 2015 na Bahia, a Secretaria da Saúde de Candeias (Sesac) vai intensificar as ações preventivas com a realização de um mutirão de combate às endemias de 25 a 29 de janeiro. A preocupação da Sesac, que já era grande com o atual quadro baiano, aumentou com o alerta do Ministério da Saúde quanto à possibilidade de uma tríplice epidemia agravada pelo surgimento de complicações como a síndrome de Guillain Barré e microcefalia no estado da Bahia neste ano de 2016.

Durante o mutirão, e conforme a programação, haverá equipes da Secretaria da Saúde em diversos pontos da cidade, onde serão realizadas ações de orientação à população, vacinação de cães e gatos e realização de teste rápido para a detecção de leishmaniose canina (teste a ser feito em casos suspeitos por um veterinário durante a visita domiciliar).

De casa em casa, agentes comunitários de endemias farão o trabalho de orientação domiciliar, tratamento dos reservatórios de água e, com o apoio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, realizarão limpeza de áreas e imóveis com risco e/ou incidência dos vetores aëdes aegypti e aëdes albopictus.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica do município, até o momento, apenas um caso suspeito de dengue foi notificado. A coordenadora Girlene Brito chama a atenção da população quanto à importância da notificação dos casos. “Diante a suspeita de qualquer uma das doenças causadas pelo mosquito, a população deve procurar imediatamente o posto de saúde do seu próprio bairro ou distrito para que cada caso seja notificado, investigado e, se confirmado, serem tomadas todas as medidas necessárias. Deixar de notificar um caso suspeito pode ser perigoso não apenas para o indivíduo, mas também para toda a comunidade,” alertou.

Programação do mutirão:

DiaBairroPonto de apoio
25/01/2016TriânguloRua Wanderley de Araújo Pinho, Largo do Triângulo
25/01/2016SarandiRua Tomé de Souza, próximo ao Bar de Pezão
26/01/2016MalembáRua José Xavier, Praça Milton Bulcão
26/01/2016AreiaRua Getúlio Vargas, Escola M. Julieta Viana
26/01/2016Urbis IIRua F, Posto de Saúde
27/01/2016Dom AvelarRua Dom Lucas Neves, próximo à Associação dos Moradores
27/01/2016Nova CandeiasRua Oscar Seixas, próximo ao Mercadinho Almeida
27/01/2016São FranciscoRua Santa Helena, próximo ao Posto de Saúde
27/01/2016Urbis IRua B, próximo à quadra de esportes
28/01/2016PitangaRua Guanabara, próximo à Washi Mat. De Construção
28/01/2016Nova BrasíliaRua Aníbal Fracassi, próximo à Escola M. João Batista
28/01/2016CentroPraça Dr. Gualberto Dantas Fontes
28/01/2016Santa ClaraLargo Santa Clara, próximo ao Posto de Saúde
29/01/2016Santo AntonioLargo do Santo Antonio, próximo ao mercado Carro Cheio
29/01/2016Ouro NegroPaço Municipal (Prefeitura)

 

Compartilhe Isso