Prefeito de Candeias pede terreno do INSS para novo equipamento

Por Redação
3 Min

O prefeito do município de Candeias, Dr. Pitágoras, esteve na sede da Superintendência Regional do INSS, em Recife, para solicitar o terreno onde funcionava o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, no bairro do Malembá, pois a Previdência Social não tem interesse na reconstrução do prédio.

Segundo o gestor, o objetivo é acabar com o abandono do local e implantar novos equipamentos, como o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, Unidade de Saúde, Casa da Mulher Brasileira, Casa do Trabalhador e/ou qualquer outro serviço de utilidade pública.

Em resposta, o superintendente Regional Nordeste do INSS, Caio Maia, afirmou que há a possibilidade de conceder o terreno por 25 anos ou cedê-lo de forma definitiva para que a Prefeitura possa intervir no local e entregá-lo novamente à sociedade.

O prédio do INSS em Candeias foi atingido por um incêndio em outubro de 2012 e está abandonado há mais de uma década. O local tem servido de esconderijo para meliantes, além de ser foco de insetos, o que representa perigo para os moradores da região.

O INSS de Candeias atendia cerca de 10 mil segurados mensalmente, entre aposentados, pensionistas e dependentes. Com o fechamento, a população precisava se deslocar para a cidade vizinha de São Sebastião do Passé, a aproximadamente 20 km de distância, gerando custos de transporte e transtornos.

Diante da situação, a gestão inaugurou um posto avançado do INSS no Centro da cidade em janeiro de 2023, o que facilitou o acesso da população aos serviços previdenciários. O posto tem proporcionado orientação sobre os procedimentos legais, encaminhamento aos órgãos competentes e acesso rápido e seguro à Previdência Social.

O prefeito já havia tentado solucionar o problema das ruínas da agência do INSS de Candeias em outras ocasiões. Em 2015, ainda como vereador, ele esteve em Brasília com o então deputado federal, Cacá Leão, em busca de respostas, mas sem sucesso. Já como prefeito, promoveu reuniões com a Superintendência Regional em diversas ocasiões, até conseguir a autorização para a abertura do posto avançado em 2022.

Compartilhe Isso
- Advertisement -