Epidemia de dengue atinge Salvador, cidade entra para lista

Por Redação
2 Min

A epidemia de dengue na capital baiana de Salvador foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O levantamento realizado pela secretaria apontou que 100 casos da doença são diagnosticados a cada 100 mil habitantes, totalizando 674 registros somente este ano.

Com o objetivo de fortalecer a proteção dos moradores de Salvador e facilitar o acesso à imunização, a SMS estará disponibilizando a vacina contra a gripe e a dengue em diversos pontos de vacinação neste sábado (16).

A vice-prefeita e secretária de Saúde da cidade, Ana Paula Matos, fez um convite à população para que aproveitem a oportunidade de se vacinar. Ela destacou a importância do ato de cuidado individual e coletivo e ressaltou que a vacina estará disponível para crianças e pré-adolescentes de 10 a 14 anos, sendo necessária a presença dos pais ou responsáveis durante a aplicação.

Além disso, as unidades de saúde de Camaçari também estão atendendo pacientes com sintomas gripais ou de dengue por demanda espontânea. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, as 42 unidades de saúde da rede municipal estão preparadas para receber pessoas com sintomas como febre, tosse, dores no corpo e vômito, evitando assim a lotação das UPAs e PAs.

O secretário de Saúde de Camaçari, Elias Natan, reforçou a importância de buscar atendimento nas unidades de saúde do bairro antes de recorrer às UPAs ou PAs, garantindo que o atendimento será eficiente e adequado. Os usuários que não forem atendidos por demanda espontânea podem acionar a Ouvidoria SUS para registrar a reclamação.

Portanto, tanto em Salvador quanto em Camaçari, é fundamental que a população aproveite as oportunidades de imunização oferecidas e contribua para o controle e prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Compartilhe Isso
- Advertisement -