Passados os desfiles em homenagem à Independência do Brasil, que ocorreram no feriado de 7 de Setembro, as atenções se voltam para as próximas celebrações cívicas. O destaque fica para o aguardado desfile de Monte Gordo, que está marcado para o próximo sábado (14), com início às 8h.
O evento, que abre oficialmente as comemorações pelos 266 anos de emancipação política de Camaçari, é organizado pela Secretaria da Educação do município (Seduc). Neste ano, as ruas serão tomadas por performances inspiradas no tema “O Futuro em Nossas Mãos: Escola Pública como Lugar de Destino e Partidas”, que refletem sobre a importância da educação pública como elemento vital para a construção de um futuro promissor.
A relevância pedagógica dos desfiles cívicos foi ressaltada pela chefe da pasta, Neurilene Martins, que enfatizou o impacto positivo das experiências vivenciadas durante as comemorações para as comunidades escolares. Segundo ela, os desfiles estão integrados ao projeto político-pedagógico das escolas, proporcionando reflexões e aprendizados que dialogam com a realidade de cada localidade.
Para este desfile em Monte Gordo, a expectativa é de que aproximadamente 1.500 alunos das escolas municipais participem ativamente do evento. Além disso, estão previstas apresentações de grupos percussivos, manifestações de cultura popular, além de bandas marciais e fanfarras, num total de 3ª edição do Edital Evandro Amaro, promovido pela prefeitura em parceria com a Secult.
Seguindo a tradição, além do desfile em Monte Gordo, também estão programados mais dois desfiles em homenagem à data magna do município: um em 22 de setembro, em Vila de Abrantes, e outro no dia 28, na Avenida 28 de Setembro, encerrando as festividades comemorativas.
Além das secretarias e órgãos municipais, diversas entidades como a Polícia Militar, o Tiro de Guerra 06-026/Camaçari e o Juizado da Infância e Juventude participarão dos desfiles, enriquecendo as homenagens ao aniversário de emancipação política de Camaçari.