Um ambiente que estimula o aprendizado científico de maneira lúdica e interativa é a Praça da Ciência. Essa iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Secretaria da Educação. Na quinta-feira (25), ocorreu a entrega de mais uma praça, desta vez no município de Feira de Santana, no Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand. Nesta nova fase que instala praças dentro das escolas, oito unidades foram beneficiadas, sendo duas municipais e seis estaduais, resultando em um investimento de R$ 1,2 milhão.
A Praça da Ciência conta com diversos aparelhos como balanço, alavanca, gangorra, bicicletas geradoras, torre infinita, harpa e concha acústica, que promovem o aprendizado de disciplinas como física e matemática. Esse projeto faz parte do Bahia Mais Inovadora, programa da Secti que recebe um investimento de R$ 1 bilhão nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Além disso, o equipamento é fruto de recursos de emenda parlamentar da deputada federal Lídice da Mata, por meio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com contrapartida estadual.
Sahada Luedy, diretora de Políticas e Programas da Secti e coordenadora do projeto, destacou o objetivo da ação. Ela enfatizou que o projeto proporciona uma forma lúdica de estudar ciência na escola. Leislyani Costa, diretora do centro de educação, ressaltou a importância da abordagem interativa no ensino, mencionando que o equipamento funciona como um mini museu de ciência dentro da escola.
O professor Edmilson Alves afirmou que a Praça da Ciência é um excelente ambiente para estimular o conhecimento científico dos estudantes. Por sua vez, o aluno do segundo ano do ensino médio, Heitor Calazans, de 16 anos, comentou sobre a importância das aulas práticas promovidas pela escola.
Durante o evento de inauguração estiveram presentes o deputado federal Zé Neto, a superintendente de Políticas para Educação Básica da SEC, Leninha Vila Nova Cavalcante, o diretor do NTE 19, Murilo Cerqueira, o representante da deputada Lídice da Mata, Rodrigo Hita, juntamente com outras autoridades.
Fonte: Ascom/Secti