Agricultura familiar baiana ganha destaque no Salon Gourmets 2024 em Madrid

Por Redação
3 Min

A Bahia está representando o Brasil no 37º Salão Gourmets 2024, que está acontecendo em Madrid, na Espanha, até esta quinta-feira (25). Este evento, que conta com a participação de expositores de 85 países para apresentar as novidades do mercado de bebidas e alimentos, destaca os sabores variados e distintos da agricultura familiar baiana.

O estado está apresentando no evento seus cafés especiais de Piatã, castanhas de caju de Ribeira do Pombal, chocolates do Sul da Bahia, frutas desidratadas da Chapada Diamantina, palmito do Baixo Sul, além de produtos derivados de umbu do Sertão do São Francisco e diversas outras delícias que têm encantado o público presente.

A presidente da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), da marca Natucoa, Carine Assunção, destacou a importância desse momento para a agricultura familiar. Ela ressaltou o apoio do Governo do Estado à União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Unicafes-Ba) ao possibilitar a exportação dos produtos para a Europa, o que tem permitido que o trabalho e os produtos baianos sejam apreciados em nível nacional e internacional.

O diretor de exportação da Unicafes-BA e diretor comercial da Cooperativa de Cafés Especiais e Agropecuária de Piatã (Coopiatã), Rodolfo Moreno, enfatizou a importância de participar do evento em Madrid para ter acesso a novos padrões de consumo e embalagens, além de novas formas de organizar eventos, possibilitando a coletividade a pensar em novas estratégias de comercialização.

O gestor da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Lanns Almeida, também esteve presente no evento, ressaltando a relevância de apresentar os produtos da agricultura familiar baiana na Europa como forma de promover a diversidade e a qualidade dos alimentos do estado para o mundo.

A participação da Bahia no evento é resultado dos investimentos do Governo do Estado, por meio da CAR, em parceria com a Unicafes e as Secretarias Estaduais de Turismo (Setur) e Desenvolvimento Econômico (SDE).

Fonte: Ascom/CAR

Compartilhe Isso
- Advertisement -