XIX Encontro de Economia Baiana discute crescimento econômico.

Por Redação
3 Min

Pesquisadores, estudantes e gestores das iniciativas pública e privada têm a oportunidade de debater o tema “Estratégias de crescimento econômico com redução das desigualdades” no XIX Encontro de Economia Baiana (EEB). O evento será promovido pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia (FE/UFBA) nos dias 24 e 25 de abril, no auditório da FE/UFBA, localizado na Praça da Piedade, n. 6, em Salvador. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site oficial do evento em eeb.sei.ba.gov.br.

Durante o encontro, serão discutidos os desafios e oportunidades para alcançar o crescimento econômico com a redução da pobreza e das desigualdades, tanto na Bahia quanto no Brasil. O evento contará com a presença de economistas especializados em áreas como tributação, política fiscal, indústria, investimentos públicos e políticas sociais, entre outros.

Um dos tópicos em destaque será a recente reforma tributária e suas implicações no desenvolvimento de longo prazo no Brasil e nos estados. Os debatedores serão Marcelo Lettiere, auditor fiscal da Receita Federal, doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professor colaborador da Universidade Federal do Ceará, com expertise na Economia do Setor Público, entre outros; e Reinaldo Sampaio, economista com especialização em Economia Mineral, membro do Conselho Regional de Economia da Bahia (Corecon-BA).

Outro ponto de discussão será a retomada das políticas sociais, em especial o bolsa família, como modo de minimizar a pobreza e as desigualdades. Os professores da Faculdade de Economia da UFBA, Stélio Lombardi Filho e Julyan Gleyvison Lins, irão abordar esse tema em suas apresentações.

Continua depois da Promoção

O evento também abordará questões como o desafio de alcançar um déficit fiscal zero, a autonomia do Banco Central e a estratégia de investimentos públicos, com a participação dos professores da UFBA Fabrício Pitombo Leite e Nuno Jorge Sampaio.

Por fim, haverá um debate sobre os caminhos de desenvolvimento da economia baiana, particularmente no que se refere à indústria, com a participação do professor da UFBA Leonardo Bispo e de Carlos Danilo Almeida, economista da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB).

A fonte dessas informações é a Ascom/SEI.

Compartilhe Isso
- Advertisement -