A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) vai realizar a cerimônia de comemoração dos 10 anos de institucionalização da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (Proaf). O evento está marcado para esta terça-feira (26), às 18h, no Teatro da universidade, localizado no Campus I, em Salvador.
A solenidade representa uma oportunidade para celebrar os avanços na promoção da equidade e no combate às desigualdades socioeconômicas, étnico-raciais, de gênero, de condição da deficiência e da neurotipia no ambiente acadêmico. Além disso, é um momento para comemorar a ampliação da diversidade da comunidade acadêmica conquistada por meio das políticas de cotas, que promovem a pluralidade de experiências e perspectivas nas formas de Ser, Viver e Fazer na Uneb.
“A Pró-Reitoria de Ações Afirmativas da Uneb surge em meio a um contexto de luta e reafirmação dos processos de resistência dos movimentos sociais, em especial do Movimento Negro, em relação à comunidade acadêmica. As políticas de ações afirmativas implementadas pela nossa instituição ao longo do tempo refletem esse compromisso consistente na luta contra todas as formas de discriminação”, destaca a pró-reitora da Proaf, Dina Maria Rosário.
O evento, que é gratuito e aberto ao público, marcará o lançamento do selo comemorativo e do terceiro volume da Série Afirmativa, edições que celebram uma década de atuação da Pró-Reitoria. Além disso, haverá intervenções artísticas durante a cerimônia, que será transmitida pelo canal da TV Uneb, no YouTube.
Instituída por meio da Resolução nº 1023/2014 do Conselho Universitário (Consu) e com o regimento aprovado em 2019, a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas da Uneb foi a primeira pró-reitoria de uma universidade pública no Brasil voltada exclusivamente para as ações afirmativas. O órgão, ligado à Administração Superior da Universidade, é responsável pelo acompanhamento, promoção e criação de estratégias para as ações afirmativas, destacando-se o Sistema de Cotas para ingresso no Ensino Superior na instituição.
Fonte: Ascom/Uneb.