Colheita de soja no Oeste da Bahia atinge metade da área plantada

Por Redação
3 Min

A colheita da soja está em pleno andamento em todas as microrregiões do extremo Oeste da Bahia, nesta reta final de março. Na última semana, novas áreas deram início às atividades devido às condições favoráveis para a operação, mesmo com a ocorrência de pancadas isoladas de chuva. No entanto, a maioria das regiões continua a registrar períodos ensolarados, conforme aponta o boletim de safra mais recente divulgado pela Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).

De acordo com as previsões, a colheita da soja deve continuar robusta e acelerada ao longo desta semana, de acordo com as principais áreas de distribuição de chuva. Há indicativos de pancadas isoladas de chuva para o fim de semana. Até o momento, as avaliações parciais indicam rendimentos satisfatórios, considerando as adversidades enfrentadas no início da safra durante o estabelecimento da semeadura.

Com a colheita da soja em andamento, já é possível obter dados parciais sobre a operação na região Oeste da Bahia. A expectativa é que novas áreas sejam colhidas ao longo desta semana, totalizando aproximadamente 851 mil hectares, o que representa cerca de 50% da área plantada na safra 2023/24.

Uma pequena parcela de áreas está iniciando o período reprodutivo em janela tardia, em meio à pressão de pragas e doenças que têm contribuído para condições fitossanitárias desfavoráveis no final do ciclo. A presença dessas pragas pode comprometer o rendimento e a qualidade da produção em pontos específicos.

As áreas de milho verão estão prestes a ser colhidas, sendo que as primeiras áreas já começaram a ser colhidas na microrregião do Rosário, distrito de Correntina. As demais lavouras estão se encaminhando para o fim do ciclo, com dados preliminares de colheita indicando desempenho regular.

De acordo com a Aiba, a área plantada de soja teve um aumento de 6,5% em relação à safra anterior, porém a produção deve apresentar uma queda de 3,1%, alcançando 7,246 milhões de toneladas. Tanto o milho quanto o milho irrigado devem registrar uma queda média de 38% na área plantada, resultando em uma redução semelhante na produção, com uma média de 37% de queda. Já o algodão terá um aumento de 10% na área e 5% na produção, atingindo 1,5 milhões de toneladas.

Fonte: Ascom/Seagri

TAGGED:
Compartilhe Isso

Ultimas Noticias