Inauguração de Policlínicas, mutirão de saúde em Salvador e investimentos em segurança são destaques do Papo Correria

0

A população de Salvador vai ter acesso a um mutirão de saúde voltado para consultas e exames. A iniciativa foi anunciada pelo governador Rui Costa, na noite desta terça-feira (15), durante edição do Papo Correria, programa transmitido nas redes sociais. O mutirão vai acontecer ao longo de julho e foi motivado pela intensa procura por procedimentos na Policlínica de Narandiba. Entregue à população na segunda-feira (13), o equipamento teve parte da agenda de consultas esgotada em apenas 24h. Nesta quarta (15), às 9h, será entregue a Policlínica de Escada, um novo reforço para o atendimento à saúde na capital.

A construção e qualificação de equipamentos de saúde e hospitais em Salvador e no interior do estado também foram citadas durante o programa. Ainda sobre a saúde no estado, Rui destacou que, embora sejam baixos a ocupação de leitos por pacientes infectados pela Covid-19 e o número de óbitos, neste momento, o atraso de cerca de 6,6 milhões de pessoas na vacinação de reforço contra a doença é um dado preocupante. Por isso, o governador convocou a população a dar continuidade à imunização, ato realizado por ele na manhã desta terça-feira, com a aplicação da quarta dose da vacina.

Rui anunciou ainda a publicação, nesta quarta-feira (15), da terceira convocação do ano para o Partiu Estágio. São chamados 771 estudantes universitários de 79 cursos diferentes, com destaque para as áreas de Direito, Administração e Ciências Contábeis, com 37,6% dos selecionados. O grupo deverá se apresentar ao órgão público indicado na convocação, no período de 04 a 15 de julho. A lista completa poderá ser consultada no site institucional da Secretaria da Administração (Saeb), no endereço www.saeb.ba.gov.br

Segurança

O governador também falou sobre a implantação de 1.200 câmeras de reconhecimento facial, de placas e de análise situacional, já em operação em Salvador e Região Metropolitana, sob gestão da Secretaria da Segurança Pública (SSP).

“Nós já instalamos em todas as estações de ônibus, nas estações de metrô, estamos instalando na frente das escolas, dos hospitais estaduais, hospitais municipais, agências bancárias, casas lotéricas. [As câmeras] reconhecem automaticamente placas de carro e também fazem reconhecimento facial. Com isso, as viaturas todas passam a ser georeferenciadas”, detalhou.

Preço dos combustíveis

Sobre os motivos da alta no preço dos combustíveis, o governador explicou que essa é uma definição do Governo Federal, e que é consequência também de ações que culminaram no fechamento de unidades da Petrobras no estado. “Desmontaram a Petrobras, venderam as refinarias e, por isso, o preço [do combustível] foi às alturas. Pararam de investir e passaram a exportar nosso petróleo e importar gasolina e diesel”, enfatizou.

Mobilidade urbana

As intervenções do Estado para a melhoria da mobilidade em Salvador também foram tema desta edição do Papo Correria. O governador falou sobre as obras para implantação de duas novas estações de metrô na cidade. Com previsão de início de operação ainda este ano. Rui reafirmou a aquisição por parte do Estado de 20 ônibus elétricos, que serão entregues em julho para dar suporte ao sistema de transporte público da capital e RMS.

Infraestrutura

As obras de construção em estradas foram evidenciadas, como é o caso das intervenções nas rodovias BA-463, entre São Desidério e Roda Velha, BA-084; entroncamento entre a BR-324 e os municípios de Conceição do Jacuípe, Coração de Maria e Irará, além de obras na BA-210; Juazeiro – Sobradinho e Sento Sé. Em resposta à participação de um internauta de Esplanada, o governador Rui Costa informou que em breve dará ordem de serviço para início das obras na BA-233 – ligando Conde a Esplanada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.