Paciente recebe prazo de 33 anos para fazer exame pelo SUS

Por Redação
2 Min

© Reprodução / NSC TV

O recepcionista Renato Guber, de Palhoça (SC), recebeu um prazo de 33 anos para fazer um exame de ressonância magnética pelo Sistema Único de Saúde (SUS), segundo o G1. O órgão informou ao paciente que existem 1.080 pessoas na fila para a realização do exame e a espera pode durar até 12.150 dias.

Continua depois da Promoção

Diagnosticado em março de 2017 com uma fístula perianal (ferida no final do intestino e provoca dor e sangramento), Guber, de 38 anos, só conseguirá fazer o exame com 71 anos, pelo prazo dado. Dependendo da gravidade, o paciente precisa de cirurgia para resolver o problema.

"É desanimador porque eu nunca precisei ter que me humilhar ao ponto de ter que expor uma situação dessas, quando a gente tem o mínimo de direito, que é o atendimento de serviço público. A gente paga os impostos", lamenta. Ele chegou a fazer um empréstimo no banco para fazer a cirurgia particular em março deste ano. Em agosto, voltou ao SUS para fazer o exame, pois a doença parecia ter voltado.

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde de Palhoça disse que o município tem apenas 21 vagas por mês para o exame, contudo, deve fazer mutirões em novembro e dezembro para fazer cerca de 250 ressonâncias. Contudo, como Renato foi classificado como prioridade e de necessidade urgente, o exame deve ser realizado em uma semana.

Continua depois da Promoção
TAGGED:
Compartilhe Isso
- Advertisement -