Em Juazeiro, governo inaugura armazém para agricultura familiar e autoriza construção de maternidade

0
Foto: Divulgação / Secom BA

O município de Juazeiro, no norte do estado, recebe a visita do governador Rui Costa, nesta quarta-feira (27), para entrega de obras que vão beneficiar os produtores da agricultura familiar e contribuir para elevar a qualidade de vida da população.

A agenda tem início às 9h, com assinatura da ordem de serviço para reforma e ampliação do Hospital Regional de Juazeiro, que passará a contar com uma maternidade. A obra é resultado de uma parceria entre as secretarias estaduais da Saúde e de Desenvolvimento Urbano, via Conder.

Em seguida, Rui inaugura o Armazém da Agricultura Familiar, situado na Orla 2 da cidade. O espaço é um projeto da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR). O governador também vai assinar ordem de serviço para manutenção e restauração da rodovia BA-210, no trecho entre Juazeiro (BR-407), Sobradinho e Sento Sé.

O trabalho teve a coordenação da secretaria estadual de Infraestrutura (Seinfra). Será entregue ainda a recuperação e pavimentação da rodovia de acesso entre o entroncamento da BA-314 e o povoado de Abóbora.

Serão investidos mais de R$ 32 milhões na construção da maternidade de alto risco, com 145 leitos. A unidade será referência para 10 municípios baianos, fortalecendo e ampliando a rede materno-infantil no estado. Serão 120 leitos distribuídos entre internação obstétrica, cirúrgica e clínica médica, além de 25 leitos voltados para o cuidado intensivo e semi-intensivo neonatal.

A nova maternidade fará parte do complexo do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), o que praticamente duplicará o número de leitos. Hoje, a unidade possui 180 leitos, sendo 40 UTIs. Com o incremento de 145 novos leitos, o complexo será um dos maiores da Bahia, com 325 leitos no total.

O fortalecimento das redes de agricultura familiar e economia solidária é um dos destaques do Programa Estadual de Convivência com a Seca (PECSA). Como parte das ações, o Governo do Estado inaugura, no município de Juazeiro, um Armazém da Agricultura Familiar, espaço regional de comercialização de produtos das cooperativas, grupos e associações rurais da região e de outros territórios da Bahia e do Brasil.

Foram investidos R$ 3,4 milhões na reforma, adequação e estruturação do espaço. Uma outra unidade similar já teve a licitação lançada e será erguida em Senhor do Bonfim.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.