O equipamento cultural, que opera de terça a domingo, visa atrair um número crescente de visitantes com a ampliação do horário de funcionamento.
Que tal aproveitar uma programação especial durante as férias escolares? O Museu Geológico da Bahia (MGB), gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), começará a abrir suas portas às 10 horas a partir do dia 3 de janeiro. Essa iniciativa busca facilitar o roteiro de visitação para aqueles que desejam explorar os diversos museus localizados no Corredor da Vitória, transformando o MGB em um excelente destino tanto para passeios matutinos quanto vespertinos ao longo do mês de janeiro.
“Além de atender ao público das férias escolares, a nova programação possibilita que turistas que visitam nossa capital baiana conheçam melhor o museu. Este é um momento em que queremos que mais pessoas possam desfrutar do MGB de maneira mais tranquila, especialmente em um período de grande interesse e demanda. Acreditamos que essa mudança melhora a recepção do nosso público”, declara Elizandra Pinheiro, coordenadora técnica do MGB.
Por que visitar o MGB?
O Museu Geológico da Bahia é o primeiro museu científico e de geologia do estado, possuindo um dos mais extensos acervos de rochas, minerais, pedras preciosas e fósseis da Bahia. Com mais de 20 mil peças, o acervo inclui a réplica do Bendegó, o maior meteorito já recuperado no Brasil, encontrado na região de Canudos. O equipamento oferece aos visitantes uma jornada no tempo geológico por meio de suas 15 exposições temáticas, que abordam Meteoritos, Universo/Sistema Solar, Minerais, Rochas, Recursos Minerais, Minerais e Rochas Industriais, Artesanato Mineral, Garimpo, Minerais Radioativos, Energia dos Cristais, Gemas, Petróleo, Otto Billian, Rochas Ornamentais e Fósseis.
O acervo destaca fósseis de animais e vegetais de diferentes períodos geológicos, encontrados tanto no estado quanto em outras partes do Brasil e do mundo. A exposição ‘Fósseis da Bahia’ apresenta a réplica do esqueleto do Mastodonte, um dos maiores mamíferos fósseis que habitaram a região.
Além disso, o museu conta com a Saladearte no Cinema do Museu, que abriga uma cafeteria e um espaço agradável, onde está localizada a obra ‘Flor de Pedras’, do artista plástico Juarez Paraíso. O MGB está situado na Avenida Sete de Setembro, nº 2195 – Corredor da Vitória. O horário de funcionamento é de terça a sexta até às 18h e nos finais de semana até às 17h.

