A articulação do arranjo produtivo do fruto na Bahia foi o foco principal da palestra da secretaria
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) participou ativamente do 1º Seminário Territorial da Mamona, que ocorreu na última semana no município de Lapão. O coordenador de Fomento ao Desenvolvimento Territorial e Agroindustrial, Wecslei Ferraz, que representou o secretário Angelo Almeida, abordou o tema “Políticas públicas para o fortalecimento das agroindústrias de oleaginosas e biocombustíveis”. Organizado pelo Consórcio de Desenvolvimento Sustentável de Irecê (CDS), o evento se configurou como um importante espaço de debate para o fortalecimento da cadeia produtiva da mamona na Bahia.
O seminário, promovido pelo Consórcio de Desenvolvimento Sustentável de Irecê (CDS), contou com debates significativos voltados para o fortalecimento da cadeia produtiva da mamona no Estado. Especialistas discutiram temas como variedades de sementes, insumos e o uso de tecnologias adequadas para a produção da mamona. Além de agricultores, o evento atraiu importantes figuras políticas, incluindo deputados e prefeitos, bem como representantes da sociedade civil.
Durante sua apresentação, Wecslei Ferraz detalhou as novas diretrizes do Selo Biocombustível Social, estabelecidas pelo Decreto nº 11.902/2024. Ele explicou que as novas metas elevam a compra de produtos da agricultura familiar e destacam os benefícios da mamona nesse contexto. Ferraz enfatizou a necessidade de estabelecer conexões com empresas produtoras de biodiesel, além da importância de uma viabilidade tributária sólida e da disponibilidade de matéria-prima para garantir uma proposta de negócios robusta no setor.
“A participação da SDE no evento reafirma o compromisso do órgão com o desenvolvimento territorial e a inovação na agroindústria. Nossas ações estão alinhadas ao crescimento econômico sustentável e à transição para uma matriz energética mais limpa”, afirmou Wecslei Ferraz.

