O evento, que ocorre na Base Naval de Aratu, inclui exposições de tecnologias, palestras de especialistas e demonstrações práticas
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) participa, entre esta terça-feira (11) e sexta-feira (14), do Aratu Maritime Unmanned Systems Simulation (ARAMUSS 2025), um evento promovido pelo Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN). O encontro reúne inovações em veículos não tripulados e tecnologias focadas na segurança marítima. A abertura oficial contou com a presença do vice-governador Geraldo Júnior.
Com um estande no ARAMUSS 2025, a SDE enfatiza os avanços tecnológicos e industriais da Bahia. O espaço exibe tecnologias de ponta apresentadas por empresas renomadas, como a BYD, referência global em mobilidade elétrica, e a GTEEX, fabricante do maior drone pulverizador da América Latina. Ambas foram atraídas para o estado por meio das políticas de fomento e atração de investimentos implementadas pelo Governo da Bahia, por intermédio da SDE. Além disso, o estande conta com parte do acervo do Museu Geológico da Bahia (MGB) e com o jet ski do campeão sul-americano Bruno Jacob, atleta apoiado pelo Programa Estadual de Incentivo ao Esporte Amador Olímpico e Paralímpico (FazAtleta).
O superintendente de Desenvolvimento e Monitoramento de Empreendimentos da SDE, Alisson Gonçalves, ressaltou a importância da participação da pasta no evento, destacando o papel do governo estadual no fortalecimento da chamada economia azul, que busca o aproveitamento sustentável do potencial marítimo da Bahia. “A primeira Aramuss das Américas acontece em águas e em solo baiano, em uma iniciativa do Comando do 2º Distrito Naval que visa demonstrar tecnologias náuticas voltadas à segurança e à navegação. A SDE tem a missão de fomentar a economia do estado, e isso inclui a revolução tecnológica deste século. Aqui, vemos drones, veículos elétricos e outros equipamentos de empresas apoiadas ou atraídas pelo Governo da Bahia”, afirmou.
O gestor também destacou o potencial da Bahia para o desenvolvimento da economia do mar. “Possuímos o maior litoral do Brasil, com 56 municípios litorâneos. Esse é um potencial que não podemos subestimar. A economia do mar vai além da pesca e do turismo náutico: envolve inovação, segurança e geração de empregos. Este evento se apresenta como uma oportunidade para demonstrar que a Bahia está preparada para explorar esse campo de maneira sustentável e estratégica”, concluiu.

