banner

Centro Gemológico marca presença no II Festival de Artesanato na Bahia

4 Min

Ex-alunos do curso de joalheria do Centro Gemológico da Bahia (CGB) vão expor suas peças no evento, que tem entrada gratuita

Para os amantes de peças autorais e exclusivas, o estande do Centro Gemológico da Bahia (CGB) no Festival Nacional de Artesanato na Bahia (FENABA) é um destino imperdível. O festival, que teve início na última quinta-feira (09) e se estende até domingo (12), ocorre na Fonte Nova. Ex-alunos do curso de joalheria do CGB, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), estão expondo e comercializando suas criações. Com o tema “Letras e Ritmos: A Sinfonia do Artesanato da Bahia”, o evento promete proporcionar uma imersão na rica arte e cultura nordestina.

“A participação do CGB em um evento dessa magnitude fomenta e fortalece o desenvolvimento econômico do setor de Gemas e Joias, além de contribuir significativamente para a divulgação do talento dos artesãos joalheiros baianos”, afirmou Mônica Correa, coordenadora técnica do equipamento cultural. O CGB, além de oferecer formação, participa ativamente de feiras, o que garante aos ex-alunos maior visibilidade e apoio ao empreendedorismo.

Fonte/Crédito
Foto: Marcos Braga/SDE

Andressa Lobo, ex-aluna e atualmente monitora do curso de Joalheria, ressaltou a importância da participação no evento: “Ela tem total relevância para a divulgação do nosso trabalho, pois facilitate a venda das nossas peças e nos ajuda a iniciar no mercado de trabalho. Além disso, demonstra o quanto o curso nos prepara para essa realidade. O Centro Gemológico me apresentou à bancada, me inseriu no mercado como ourives e, hoje, tenho a chance de mostrar um pouco do que aprendi e de atrair novos alunos, que também poderão ingressar no mercado futuramente”.

O festival é gratuito e possui um cunho social. Para participar, os visitantes devem levar 1kg de alimento não perecível. O acesso será realizado mediante um cadastro rápido e simples, feito previamente, para facilitar a entrada e garantir que todos possam aproveitar o festival sem filas. O II FENABA é uma realização do Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em colaboração com a Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), além de parcerias com o Instituto Convida, Instituto Curupira e o Instituto Brasileiro do Desenvolvimento do Esporte e Cultura (IBDE).

Curso de Joalheria do CGB

Os cursos de joalheria, tanto básico quanto avançado, oferecidos no CGB proporcionam aos alunos conhecimentos teóricos e práticos na fabricação de diversas joias artesanais. O curso básico é dividido em quatro módulos: oficina de preparo de ligas e laminação de metais; oficina de trefilação de metais e operações básicas de joalheria; oficina de soldas; e oficina de acabamentos. O curso avançado, que visa ao aperfeiçoamento, é composto por três módulos: oficina de fundição; oficina de cravação básica; e oficina de gabaritos. Todas as aulas são 100% presenciais, com cada módulo tendo uma carga horária de 20 horas.

O Centro Gemológico da Bahia, fundado em 1995, está localizado em um casarão antigo na rua Gregório de Matos, 27, no Centro Histórico.

Curtiu? Siga o Candeias Mix nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e Google Notícias. Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.
Compartilhe Isso