Acompanhe as últimas notícias da Cidade de Candeias na Bahia com credibilidade na informação sobre política, esportes e ações policias da região.

Cratera em Vera Cruz cresce quase 4m e chega a 89,5m de comprimento

Foto: Reprodução

A cratera que se abriu perto da vila de Matarandiba, na cidade de Vera Cruz, Ilha de Itaparica, na Bahia, cresceu quase 4 metros de comprimento. A informação foi divulgada pela Dow Química, empresa multinacional americana que atua na área onde o buraco surgiu.De acordo com o G1, a última divulgação do tamanho da cratera, em novembro do ano passado, ela tinha 86 metros de comprimento e 36 de largura. Já os dados atualizados apontam 89,5m de comprimento, 40,9m de largura.

Assim como na última medição, apenas a profundidade diminuiu devido ao acúmulo dos detritos que caem com o crescimento do buraco. Com isso, a profundidade passou de 40 para 36,4 metros.

A Dow informou que ainda não há detalhes das causas da cratera e segue com os estudos para a descoberta de como surgiu o sinkhole, fenômeno geológico conhecido como “vazio subterrâneo”, em Matarandiba. A primeira parte dos resultados das avaliações tem prazo previsto de conclusão no segundo trimestre de 2019.

A empresa informou que o aumento do comprimento da cratera é esperado até a completa estabilização do terreno, uma vez que, sob o ponto de vista técnico, a tendência é que as bordas da erosão fiquem do mesmo tamanho que o fundo dela. Quando as bordas superiores estiverem com o mesmo perímetro da parte inferior deve haver uma estabilização, diz a empresa.

A Dow ressaltou que a comunidade de Matarandiba está segura, de acordo com os resultados do estudo geomecânico divulgado no final de novembro, conduzido pela consultoria independente alemã Institute for Geomechanics (IFG), referência mundial no tema.

  1. Marly Santana
    Marly Santana Diz

    Isso é preocupante

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.