A 21ª edição da Semana do Pescado e o Festival Maré de Sabores estão movimentando o Mercado do Rio Vermelho, administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Os eventos, que começaram nesta terça-feira (10) e seguem até domingo (15), fazem parte do cronograma do Sabores da Ceasinha do mês de setembro. A Semana do Pescado, um movimento nacional que incentiva o consumo e a comercialização de frutos do mar, é organizada pela Bahia Pesca em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Bahia (Abrasel-BA), que também é responsável pelo festival.
O secretário da SDE, Angelo Almeida, ressaltou a importância da Semana do Pescado para a economia local e o fortalecimento da pesca sustentável. Ele destacou o objetivo de valorizar os produtos da Ceasinha, referência na comercialização de frutos do mar e itens para o preparo dos mesmos. Segundo Almeida, o evento busca mostrar o potencial do mercado e ressignificar o espaço, conforme orientação do governador Jerônimo Rodrigues.
O Festival Maré de Sabores, que faz parte da Semana do Pescado, destaca a diversidade de produtos marinhos oferecidos pelos restaurantes do Mercado do Rio Vermelho. Durante o evento, os estabelecimentos comerciais irão disponibilizar pratos à base de pescado com preços promocionais. Além disso, haverá oficinas, apresentações de chefs na Cozinha Show, exposição de alevinos no estande da Bahia Pesca e uma área de pescaria infantil, com o ‘Pescando Prêmios’, para entreter as crianças.
O diretor-presidente da Bahia Pesca, Daniel Victoria, destacou o pescado como a melhor proteína existente e ressaltou a importância do evento. Ele enfatizou a meta de criar uma data específica para o consumo de pescado, aproveitando o potencial do litoral baiano e toda a riqueza hídrica da região. Victoria afirmou que a Bahia Pesca tem o papel de fomentar a pesca e a cultura no estado, tornando o pescado a principal proteína local.
Como parte da programação da Semana do Pescado, o Mercado do Rio Vermelho receberá, nesta sexta-feira (13), uma interação com a cachaça. Os estandes disponibilizados para degustação serão voltados para a bebida, permitindo que o público conheça e deguste produtos diversos. Além disso, será possível aprender sobre a história da produção da cachaça na Bahia e no Brasil. Para harmonizar essa experiência, o restaurante Catiguria comandará a Cozinha Show montada na praça principal do mercado.