Mineração avança na Bahia com acordos de cooperação em Irecê

Por Redação
4 Min

O município de Irecê, localizado no centro-norte da Bahia, está prestes a receber uma nova unidade de mineração. O lançamento da pedra fundamental do Projeto Irecê ocorreu na última sexta-feira (24), com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, autoridades e representantes do grupo Galvani, responsável pela operação da planta. Durante a solenidade, foram assinados acordos de cooperação técnica pelo Governo do Estado, visando a qualificação da mão-de-obra na atividade mínero-industrial, o desenvolvimento socioeconômico sustentável da agricultura familiar, além de ações para o uso eficiente de gás natural no setor de mineração.

O Projeto Irecê será pautado por práticas sustentáveis em sua operação, como a não utilização de barragens de rejeito, o aproveitamento integral do minério, baixo consumo de água (com recirculação total no processo e sem emissão de efluentes industriais) e um processo inovador de separação do cálcio e magnésio. A unidade também promoverá a geração de 900 empregos diretos e indiretos, sendo 600 durante a fase de construção e 300 durante a operação.

Em relação à agenda multidisciplinar, o governador destacou a importância das ações na mineração, agricultura familiar, geração de emprego e combate à pobreza. O presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Henrique Carballal, explicou as etapas do processo de produção, ressaltando a verticalização do processo na Bahia, com a concentração e transformação do minério em fertilizante.

A Galvani, conhecida por sua expertise na produção de fertilizantes fosfatados, está investindo R$ 340 milhões em parceria com o Governo do Estado, por meio da CBPM, e o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), para retomar as operações na região. A nova unidade de mineração tem previsão de produzir anualmente 350 mil toneladas de concentrado fosfático, destinadas ao complexo industrial de Luís Eduardo Magalhães a partir de 2026.

Além disso, foram celebrados acordos e doações, como o acordo de cooperação técnica entre a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e a CBPM, visando estimular o trabalho nas regiões com empreendimentos mínero-industriais. A Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR) e a CAR também celebraram acordo de cooperação técnica para a promoção do desenvolvimento socioeconômico sustentável da agricultura familiar em Irecê.

No âmbito da educação, o governador entregou um ônibus escolar rural com elevador para acessibilidade ao município e visitou o terreno onde será construído o Centro Especializado de Reabilitação de Irecê (CER III). A Secretaria da Educação do Estado inaugurou a modernização do Cetep e a ampliação com modernização do Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Jorge Rodrigues dos Santos. O Cetep recebeu melhorias como restaurante estudantil, campo de futebol society e reforma da quadra poliesportiva, enquanto o Colégio Professor Jorge Rodrigues dos Santos ganhou 20 salas de aula, campo de futebol society e reforma da quadra poliesportiva, totalizando um investimento de mais de R$ 10 milhões.

Em suma, o Projeto Irecê representa um marco para a região, não apenas no setor de mineração, mas também em termos de desenvolvimento socioeconômico sustentável e geração de empregos. A parceria entre o setor público e privado promete impulsionar a economia local e beneficiar a comunidade de Irecê e municípios vizinhos.

Compartilhe Isso
- Advertisement -