Governadores do Nordeste buscam investimentos na sede da UE

Por Redação
3 Min

Missão do Consórcio Nordeste em Bruxelas busca ampliar cooperações e investimentos

A sede da União Europeia (UE), em Bruxelas, na Bélgica, foi palco de uma importante reunião nesta quarta-feira (15), envolvendo os governadores do Nordeste brasileiro. O objetivo do encontro foi discutir alternativas para ampliar cooperações e investimentos, com destaque para a área de transição energética.

O comissário responsável pelo Pacto Verde Europeu, Maroš Šefčovič, foi o anfitrião do encontro com o governador Jerônimo Rodrigues e os demais integrantes do Consórcio Nordeste. O Pacto Verde Europeu, também conhecido como Green Deal, tem como meta neutralizar as emissões poluidoras até 2050.

Além disso, a equipe responsável pelas parcerias internacionais da UE também participou das discussões. Os governadores destacaram o potencial da região Nordeste para estreitar laços com a Europa e atrair novos investimentos.

Durante o encontro, foram discutidas colaborações e empreendimentos em andamento com empresas europeias nos estados brasileiros, bem como novas oportunidades de negócios. O governador Jerônimo Rodrigues ressaltou a importância do encontro para fomentar os investimentos na região.

Além de Jerônimo Rodrigues, estiveram presentes a governadora Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte e presidente do Consórcio Nordeste, os governadores Fábio Mitidieri (Sergipe) e Paulo Dantas (Alagoas), o vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, e o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), Alex Viana.

Antes da visita à sede da União Europeia, a comitiva nordestina se encontrou no Palácio d’Egmont, em Bruxelas, com membros do governo belga e com a princesa Astrid, que é coordenadora de missões empresariais belgas.

Durante a visita, o governador Jerônimo Rodrigues destacou o restabelecimento da confiança no Brasil, o que abre oportunidades para expandir as relações com outros países.

Estabelecemos aqui o nosso interesse em fortalecer as relações econômicas, culturais, e de intercâmbio de ciência e tecnologia. É, ainda, uma oportunidade para demonstrar o nosso interesse em uma transição energética sustentável”, finalizou o governador baiano.

Essa missão do Consórcio Nordeste em Bruxelas reafirma o compromisso dos estados nordestinos em buscar parcerias e investimentos que contribuam para o desenvolvimento sustentável da região.

Compartilhe Isso
- Advertisement -