A cultura, a representatividade local e a rica gastronomia baiana se uniram em um único evento. Na última sexta-feira (10), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) participou da 10ª edição do Mesa ao Vivo Bahia 2025. Com o tema “Sabores de mar e terra: o mercado que alimenta a Bahia”, o evento foi promovido pelo Núcleo de Inteligência em Gastronomia Mundo Mesa, que produz a renomada revista Prazeres da Mesa, e ocorreu no Mercado do Rio Vermelho, administrado pela própria secretaria.
O diretor de Gestão de Mercados e Centrais de Abastecimento, Alberto Queiroz, representou o secretário Angelo Almeida e destacou a relevância do evento, que acontece pelo terceiro ano consecutivo na Ceasinha, como é carinhosamente chamada. “O Mesa ao Vivo visa reforçar a gastronomia presente no Mercado do Rio Vermelho, não apenas na praça de alimentação, mas também na qualidade dos produtos oferecidos pelos permissionários. Todos os ingredientes utilizados pelos grandes chefs vêm da Ceasinha. Aqui na Bahia, e especialmente neste Mercado, o evento é democrático e tem entrada gratuita, ao contrário de outras localidades”, afirmou.
A chef Dayse Paparoto inaugurou a programação da Cozinha Show do evento com uma aula que trouxe o tema “A Bahia com toque de Itália”, apresentando uma receita de torteli de camarão com molho de moqueca e azeite de coentro. “O Mercado é bastante acessível a todos. Misturei a cozinha italiana com a baiana, e considero isso muito interessante. Diversos chefs, cada um com sua própria visão da culinária, trazem suas interpretações da Bahia. Com os produtos locais, tudo se torna mais fresco, e a qualidade dos ingredientes aqui do mercado é excepcional. Se temos bons produtos, conseguimos entregar um excelente trabalho, ajudando também os comerciantes que vendem esses produtos”, afirmou a chef.
Com mais de 20 chefs renomados, tanto nacional quanto internacionalmente, o evento se estende até sábado (11), e a entrada é gratuita, mediante inscrição prévia no site: https://www.prazeresdamesa.com.br/mesa-bahia-2025/.
Ceasinha: referência no turismo gastronômico baiano
O Mercado do Rio Vermelho se destaca pela combinação de conforto, segurança, qualidade e variedade de produtos. Ele é considerado um símbolo de representatividade regional na comercialização de itens como vinhos, chocolates, pescados, camarão fresco e defumado, azeite, temperos e produtos da agricultura familiar. Além disso, oferece opções de comidas congeladas, frescas, veganas e sem glúten.
O local, que teve seu início como uma feira livre em 1970, conta com 240 vagas de estacionamento e se tornou um ponto de destaque no turismo gastronômico da capital baiana, sediando grandes eventos culinários reconhecidos mundialmente. Situada na Avenida Juracy Magalhães Júnior, nº 1624, no Rio Vermelho, a Ceasinha opera de segunda a sábado, das 7h às 19h, e aos domingos e feriados, das 7h às 14h, com a praça de alimentação funcionando até as 16h.