O encontro reuniu representantes da UPB e da equipe UAN
Continuando a programação técnica do Fórum Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico, que faz parte do evento Bahia Tech Experience (BTX) 2025, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico apresentou, nesta sexta-feira (3), as ações implementadas pelo órgão para fortalecer o desenvolvimento econômico do estado. O evento contou com a presença de parceiros estratégicos do colegiado, que foi instituído na última quinta-feira (2) pelo Sebrae-Ba.
O superintendente de Atração de Investimentos e Fomento ao Desenvolvimento Econômico, Luciano Giudice, destacou a relevância do colegiado ao apresentar as iniciativas da SDE. “O fórum é crucial para o crescimento econômico e social do estado. O trabalho colaborativo, com representantes eleitos de cada região, permite uma atuação mais ampla e com maior capilaridade da SDE, levando nossos projetos e ações a todos os cantos da Bahia. O modelo de atuação da SDE foca no desenvolvimento de micro e pequenas empresas, e a presença de uma secretaria, agência ou escritório de desenvolvimento no município facilita uma interação mais próxima com a população, contribuindo para transformar a realidade econômica de cada região,” afirmou Giudice.
O encontro contou com a presença do coordenador de Captação de Recursos da União dos Municípios da Bahia (UPB), Joelson Azevedo, que discutiu os serviços oferecidos pela organização nos municípios, ressaltando a importância do programa Contrata Mais Brasil. Também participaram representantes do Sebrae-Ba, que apresentaram iniciativas da instituição, como o projeto Cidades Empreendedoras e a Faculdade Sebrae.
O diretor de Comércio e Serviços da SDE, José Carlos de Oliveira, expôs os programas estruturados pelo Governo do Estado. “Trazer ações governamentais e políticas públicas desenvolvidas pela SDE para este espaço é de extrema importância. Essa parceria permite verticalizar ações, alinhar prioridades e dar à economia o protagonismo necessário no debate das políticas públicas. Com essa rede, conseguimos descentralizar decisões, aumentar a competitividade regional e garantir que o desenvolvimento seja pensado de acordo com as vocações e potencialidades de cada município da Bahia,” afirmou Oliveira.
“Após a constituição do Fórum, passamos a considerar um âmbito muito mais abrangente: o desenvolvimento econômico do estado da Bahia como um todo. A cidade que representamos está inserida em um conjunto de 84 municípios da região, o que amplia ainda mais nosso compromisso. Com este encontro do Fórum, aumentamos nossas expectativas e aprofundamos nosso entendimento sobre a realidade econômica do estado. Assim, poderemos discutir e apresentar aos nossos dirigentes as reais necessidades da Bahia para alcançar um desenvolvimento econômico sustentável e seguro, como todo baiano deseja,” ressaltou Felizdênio Xavier de Souza, secretário de Desenvolvimento Econômico e Agricultura da cidade de Itapetinga e vice-presidente do Fórum.
Bahia Tech Experience 2025
O maior evento de startups do Nordeste acontece até sábado (4), no Centro de Convenções de Salvador. Organizado pelo Governo do Estado, por meio da Secti, e pelo Sebrae Startups, o BTX movimenta o ecossistema de inovação com palestras, workshops, batalhas de pitch, experiências imersivas e capacitações, reunindo investidores, gestores públicos, empresas e instituições de ensino e pesquisa. O evento visa impulsionar o ecossistema de inovação baiano, conectando atores locais, nacionais e internacionais, promovendo o empreendedorismo inovador e ampliando oportunidades de negócios.