Continente desaparecido há 200 milhões de anos é encontrado debaixo do Oceano

Por Redação
1 Min

Continente desaparecido há 200 milhões de anos é encontrado debaixo do Oceano
Foto: Reprodução

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Witwatersrand, na África do Sul, afirma ter encontrado fragmentos de um continente que desapareceu há 200 milhões de anos. A porção de terra está sob as águas da Ilhas Maurício, no Oceano Índico. Segundo a pesquisa publicada pela revista "Nature Communication", os fragmentos se desprenderam do supercontinente Gondwana, que deu origem a África, Índia, Austrália, América do Sul e Antártida.

Continua depois da Promoção

A descoberta dos pesquisadores foi feita a partir do mineral zircão, de três bilhões anos, que foi encontrado na superfície da ilha. A revelação dos fragmentos surpreendeu os geólogos, já que Maurício é uma ilha vulcânica considerada jovem por não ter mais de nove milhões de anos.

Os fragmentos, que foram batizados de Mauritia, são formados por crosta terrestre que tempos depois foram cobertos por lava de erupções vulcânicas da ilha. Essa não é a primeira vez que zircões desta idade foram encontrados nas Ilhas Maurício. Em 2013, um estudo encontrou vestígios do mineral no local, mas na época a descoberta rendeu críticas de que o material poderia ter aparecido na ilha pela ação do vento ou contaminação.

Compartilhe Isso
- Advertisement -