Acompanhe as últimas notícias da Cidade de Candeias na Bahia com credibilidade na informação sobre política, esportes e ações policias da região.

Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro vão adotar vacina fracionada da febre amarela; confira o calendário

0

Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro vão adotar vacina fracionada da febre amarela; confira o calendário
Nesta terça-feira (9), o Ministério da Saúde anunciou que os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia vão adotar a dose fracionada da vacina contra a febre amarela. Com a mudança, uma dose que antes era aplicada em uma só pessoa poderá ser utilizada em quatro. Segundo o Ministério da Saúde, uma mesma dose pode servir para até cinco pessoas — mas o governo irá trabalhar com uma “margem de segurança”.

De acordo com a pasta, a dose fracionada não será para todos os públicos. Crianças de 9 meses a até 2 anos, pessoas com condições clínicas específicas (como pacientes com HIV/Aids), gestantes e viajantes internacionais vão continuar tomando a dose padrão.

A meta do governo é vacinar 19,7 milhões de pessoas em 75 municípios destes estados. Ao todo, 15 milhões receberão a dose fracionada da vacina e outras 4,7 milhões, a dose padrão. É a primeira vez que a divisão da vacina é feita no Brasil — antes, o método havia sido usado na África, em 2016.

A divisão de uma mesma dose já vem sendo estudada há algum tempo pelo Ministério da Saúde, que chegou a cogitar o fracionamento em março do ano passado. Agora, com a divulgação de mais casos e mortes em São Paulo, a pasta decidiu adotar a divisão para garantir a imunização.

Confira o período de vacinação em cada estado:

São Paulo

A vacinação será realizada em 52 municípios. A meta de vacinação é de 6,3 milhões de pessoas. Período de campanha: 3 a 24 de fevereiro.

Rio de Janeiro

Vacinação será realizada em 15 municípios. A meta é de 10 milhões de pessoas vacinadas. Período de campanha: 19 de fevereiro a 9 de março.

Bahia

Vacinação será realizada em 8 municípios, com meta de 3,3 milhões de imunizados. Período da campanha: 19 de fevereiro a 9 de março.

Leave A Reply

Your email address will not be published.