São Francisco do Conde

São F. do Conde: caminhada encerra campanha do Outubro Rosa e inicia Novembro Azul

Foto: Divulgação

Uma caminhada pelas ruas do município de São Francisco do Conde encerra no dia 1º de novembro, a campanha Outubro Rosa. Com o tema: “São Francisco do Conde abraça esta causa, abrace esta causa você também”, a ação vai dar início também as atividades do Novembro. Além da caminhada, diversas palestras, ações, exames e consultas foram realizadas pela Secretaria da Saúde (Sesau) ao longo do mês de outubro para alertar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento.

A concentração para a caminhada começa às 8h30, na Rua Rodolfo Tourinho (Posto Nova Era), com previsão de saída às 09h em direção a orla marítima. Após a caminhada, também será realizado um desfile para eleição da Garota Beleza Rosa, na orla, em frente à Câmara de Vereadores, com a participação de mulheres que representam a comunidade e que utilizam os diversos serviços de saúde do município.

Outubro Rosa
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população. O movimento começou em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e hoje é realizado em vários lugares do mundo.

Novembro Azul
É uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro, dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado em 17 de novembro. No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque.

Click Para Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top