Rascunho automático

Confirmada paralisação nacional de professores universitários

Por Redação
4 Min

dceufba_01A Associação dos Professores Universitários da Bahia (Apub) convocou servidores das universidades federais para aderir ao Dia Nacional de Paralisação contra os retrocessos trabalhistas e pela educação pública, que acontece nesta terça-feira (16) em todo o país. Em Salvador, o ato acontecerá a partir das 9h em frente à sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), no Stiep.

Continua depois da Promoção

“A gente já vem denunciando todo esse projeto de contenção dessas verbas para a educação pública e para as universidades e vem fazendo uma série de atividades. Amanhã nós temos um dia de luta e de paralisação pelo conjunto dos trabalhadores, porque a redução das despesas não atinge diretamente só a universidade”, disse a presidente da Apub, professora Claudia Miranda. Um dos motes da paralisação é o corte anunciado para as universidades federais no orçamento de 2017.

Neste domingo (14), a Universidade Federal da Bahia (Ufba) divulgou uma nota oficial em que trata como “inaceitável” a proposta de cortes de 19% na verba de custeio e de até 45% na de investimentos para as universidades federais de todo o país, conforme divulgou o MEC no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Sismec).

Para a professora Cláudia Miranda, a redução da verba causa impacto direto no dia a dia do professor e do aluno, sobretudo quando leva-se em conta que a Ufba passou recentemente por um processo de expansão em cursos de pós-graduação e graduação, inclusive noturnos. “Para que esse processo de expansão se consolide e venha a gerar mais qualidade, a gente precisa também expandir no financiamento da própria universidade, com implantação de laboratórios, prédios que estão sendo reformados, uma série de aspectos de infraestrutura”, diz.

Continua depois da Promoção

Para além disso, a presidente da Apub também demonstra preocupação com relação à redução da verba de custeio, que é o que mantém a universidade em termos de manutenção, higiene, material de consumo e viagens que os professores precisam fazer para atividades de extensão. “Ensino, pesquisa e extensão, em alguns momentos, chegam até a se confundir, porque no momento em que você está na extensão, você também está no ensino, na pesquisa. As ações de extensão interferem na formação dos estudantes e na prática do ensino”, aponta.

Em nota, o Ministério da Educação disse que o valor da previsão orçamentária para 2017 na Educação é de R$ 6,7 bilhões, mesmo valor executado em 2016. Mas a informação oficial divulgada pela Ufba é diferente. A presidente da Apub destacou que a própria Ufba divulgou que o recurso planejado para a universidade em 2017 é menor do que o que a Ufba recebeu em 2016.

“A reunião do Conselho Universitário acontece agora à tarde e nessa reunião a Ufba deve apresentar os documentos que comprovam essa diferença. Se o próprio governo disse que haverá cortes, eles estão em contradição”, apontou.

Compartilhe Isso
- Advertisement -