Rascunho automático

Saiba quais reações podem aparecer após a vacina contra febre amarela

Por Redação
4 Min
Saiba quais reações podem aparecer após a vacina contra febre amarela
Foto: Reprodução

A Secretaria municipal de Saúde do Rio vacinou, apenas no último sábado, 213 mil pessoas contra a febre amarela. Cerca de 4% delas (8.520) poderão apresentar reações leves, como febre, dor no corpo, mal-estar e dor de cabeça. De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim), estudos apontam que esse é o percentual de efeitos adversos esperados entre cinco a dez dias após a aplicação da primeira dose da vacina. Já entre os que recebem a segunda dose, esses eventos costumam aparecer em apenas 2% dos imunizados.

Continua depois da Promoção

- Na grande maioria dos casos, a pessoa não apresenta efeito adverso algum. Na pequena parcela em que eles surgem, não se manifestam logo em seguida à aplicação da vacina. No caso da febre amarela, o vírus vacinal precisa de um período de incubação, por isso, os efeitos aparecem de cinco a dez dias após a vacinação e, na grande maioria das vezes, são efeitos leves. Se a pessoa apresentar uma febre alta ou qualquer outro sintoma mais agudo, deve procurar um médico e não perder tempo em casa achando que é reação da vacina - adverte a presidente da Sbim, Isabella Ballalai.

Quanto à dor no local da aplicação, são raros os relatos.

- Uma pequena parcela das pessoas que se vacinaram terão algum efeito colateral, como dor, inchaço e vermelhidão no local da aplicação. Esses eventos locais podem surgir até o segundo dia após a aplicação - explica Cristina Lemos, superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria municipal de Saúde do Rio.

Continua depois da Promoção

Cristina ressalta que os efeitos adversos sistêmicos - febre, mal-estar e prostração - não duram mais do que três dias:

- É uma reação rara e autolimitada. Na dúvida, recomendamos que a pessoa volte na unidade de saúde em que tomou a vacina.

Já as reações graves são ainda mais raras. A Sociedade Brasileira de Imunizações informa que, no Brasil, entre 2007 e 2012, a relação foi de 0,42 caso por cem mil vacinados para reações alérgicas, doença neurológica (encefalite, meningite, doenças autoimunes com envolvimento do sistema nervoso central e periférico) e doença em órgãos (infecção pelo vírus vacinal causando danos semelhantes aos da doença). Reações como erupções na pele, urticária e asma acontecem com frequência de um caso para 130 mil a 250 mil vacinados.

- São eventos raros, que surgem mais de dez dias após a vacinação. Todos serão notificados e acompanhados - esclarece Cristina, ressaltando que muitas pessoas poderão ligar os sintomas de gripes e resfriados à vacinação. - A pessoa pode estar com o vírus da gripe ou do resfriado incubado no momento da vacinação e manifestar a doença logo depois e achar que é efeito da vacina.

Segundo Isabella, nesta época do ano, há uma gama de vírus circulando, como o VSR (vírus sincicial respiratório), responsável pela maior parte dos casos de bronquiolite em menores de 2 anos, e o influenza (gripe):

- Se a criança apresentar febre, a mãe deve agir como sempre age independentemente de a criança ter tomado a vacina. Em caso de febre alta, deve-se sempre procurar o pediatra.

Compartilhe Isso
- Advertisement -