Ataque terrorista em boate deixa 39 mortos no Réveillon

Por Redação
4 Min
Policiais fazem a segurança nos arredores da boate Reina, onde ocorreu o ataque
Policiais fazem a segurança nos arredores da boate Reina, onde ocorreu o ataque | Foto: Osman Orsal/Reuters

Pelo menos 39 pessoas morreram e 65 ficaram feridas durante ataque terrorista em uma boate de Istambul onde pessoas celebravam o Ano Novo, segundo o governador da cidade.

Continua depois da Promoção

“Infelizmente, pelo menos 39 de nossos cidadãos perderam suas vidas. Um era policial. Quarenta pessoas estão sendo atendidas em hospitais”, disse à imprensa local o governador Vasip Sahin, no local onde fica a boate Reina, na margem europeia do estreito de Bósforo, descrevendo o ocorrido como um “ataque terrorista”.

A casa noturna Reina, situada no lado europeu de Istambul e às margens do Bósforo, é um dos locais mais procurados pela juventude de classe alta turca, além de turistas e celebridades. Cerca de 700 pessoas estavam no local na hora do ataque.

Segundo o governador de Istambul, cerca de 40 pessoas continuam internadas em hospitais da região. Muitas pessoas que celebravam o Ano Novo se atiraram no Bósforo, em pânico, depois do ataque, e esforços foram mobilizados para resgatá-las das águas, acrescentou a emissora NTV. Entre as vítimas, 16 estrangeiros.

Continua depois da Promoção

O atirador, vestido de Papai Noel, abriu fogo contra as pessoas que se encontravam na entrada da casa noturna exatamente à 1h e 15 minutos da madrugada, hora local, neste 1° de janeiro de 2017. O ministro do Interior da Turquia afirmou que “o terrorista” ainda está sendo procurado pela polícia.

Reação de Erdogan

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan reiterou no domingo sua “determinação para erradicar as ameaças à Turquia”. Em um comunicado oficial, ele acrescentou que o país vai lutar contra o terrorismo e exortou a nação turca a permanecer unida contra tais ataques.

“Como uma nação, nós vamos combater até o fim não apenas os ataques armados por grupos terroristas, mas também seus ataques econômicos, políticos e sociais “, declarou. “Eles estão tentando criar o caos, para desmoralizar o nosso povo e desestabilizar nosso país comesses ataques hediondos, tendo civis como alvo. Vamos manter a calma, ficaremos mais unidos e não cederemos terreno a estes jogos doentios “,  disse o presidente turco.

Estados Unidos condenam ataque

O governo dos Estados Unidos condenou o ocorrido por meio de comunicado divulgado ainda no sábado (31). "Os Estados Unidos condenam o ataque terrorista em um clube noturno em Istambul, na Turquia, que deixou dezenas de mortos e muitos mais feridos", afirmou o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Ned Price.

Para os EUA, o fato de que "tal atrocidade pudesse ter sido perpetrada sobre pessoas inocentes, muitas das quais estavam festejando a chegada do ano novo, mostra a selvageria dos atacantes".

Price, em nome do governo, ofereceu condolências aos familiares dos mortos e demonstrou esperar que os feridos se recuperem o mais rápido possível.

Em outro comunicado, o porta-voz do Departamento de Estado, Mark Toner, disse que os Estados Unidos ficarão em "contato" com as autoridades turcas durante a investigação do ataque.

"Estes ataques só reforçam nossa determinação em trabalhar com o governo da Turquia para combater o flagelo do terrorismo", disse.

Com agências internacionais

Compartilhe Isso
- Advertisement -