Número de bebês com microcefalia aumenta no Estado

Por Redação
3 Min

Foram identificados no Estado 150 casos suspeitos de microcefalia até o dia 3 de dezembro. O novo balanço da Secretaria de Saúde estadual foi divulgado na segunda-feira (7) aumentando as notificações que há três dias eram 112. Ao todo, seis bebês já morreram em decorrência da doença. Os óbitos aconteceram nas cidades de Salvador (1), Itapetinga (1), Olindina (1), Tanhaçu (1), Camaçari (1) e Itabuna (1).

De acordo com a Sesab, dos 150 casos registrados, 86 estão confirmados com perímetro encefálico igual ou menor que 32 centímetros. Além disso, há ainda 64 notificações sem informações sobre o perímetro encefálico. As cidades com maior número de suspeitas que têm indicativo de perímetro são Salvador (53), Lauro de Freitas (4) e Camaçari (3).

A Secretaria ressalta a importância de que a suspeita, notificação e registro de casos de microcefalia sejam computados para o processo de investigação, para a identificação de causas e acompanhamento da evolução dos casos. A Sesab aponta que todos os casos que se enquadrem na definição do Ministério da Saúde sejam comunicados em até 24 horas pela equipe do local onde foi realizado o diagnóstico.

Centro de Operações

Continua depois da Promoção

Devido ao quadro epidemiológico na Bahia, o Governo do Estado anunciou o início do funcionamento do Centro de Operações de Emergências em Saúde do Governo da Bahia na próxima quinta-feira (10).

O objetivo é atender às necessidades de produção e atualização de informações sobre o quadro epidemiológico e estabelecimento das medidas de vigilância, controle e atenção. De acordo com o governo, serão produzidos boletins semanais, divulgados sempre às segundas, a partir das 15h.

O Centro de Operações será responsável pelo envio de equipes para auxiliar os municípios na investigação em campo, clínica e laboratorial, bem como o estabelecimento de um plano para controle das microcefalias e redução dos agravos. De acordo com o governo, é importante destacar que a suspeita, notificação e registro de casos de microcefalia devem ser comunicados imediatamente (até 24 h) pela equipe do estabelecimento de saúde onde foi realizado diagnóstico, por meio do formulário de notificação de ocorrência de microcefalia disponível no endereço www.resp.saude.gov.br.

Compartilhe Isso
- Advertisement -