Cientistas brasileiros desenvolvem vacina contra vício em cocaína

Por Redação
2 Min

Pesquisa foi desenvolvida pela UFMG e está na fase de testes

© Pixabay
© Pixabay

Há mais de dois anos cientistas brasileiros desenvolvem uma vacina que objetiva eliminar a dependência de cocaína, informaram neste segunda-feira (5) os participantes do projeto, que está em fase de testes.

Continua depois da Promoção

"Desenvolvemos uma molécula que estimula a produção de anticorpos contra a cocaína no sistema imunológico", explicou o professor Angelo de Fátima, do departamento de Química Orgânica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), um dos responsáveis pela pesquisa.

"Esses anticorpos capturam a cocaína, impedindo-a de chegar ao cérebro, e reduzem os efeitos euforizantes da droga, o que leva o usuário a perder interesse" no seu consumo, complementou o acadêmico.

Segundo o G1, o professor lembrou que nos Estados Unidos há estudos nesse mesmo sentido, mas com moléculas diferentes."Nossa molécula é distinta da americana. A nossa carece da parte proteica", declarou, sem revelar o nome da substância utilizada, pois esta "ainda não foi patenteada".

Continua depois da Promoção

De acordo com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), o consumo de cocaína no Brasil é quatro vezes maior que a média mundial. Pensando nisso, a vacina é uma estratégia promissora para o tratamento do vício.

A ideia é que a vacina só seja utilizada por pacientes altamente motivados a parar de usar drogas, para a prevenção do abuso de cocaína por crianças e adolescentes, ou na luta contra o crack, diz de Fátima.

POR NOTÍCIAS AO MINUTO

Compartilhe Isso
- Advertisement -