Por ministério, Lula quer mudança na política econômica

Por Redação
2 Min

O ex-pesidente Luiz Inácio Lula da Silva teria imposto a condição de ter garantias de que haverá mudanças na política econômica para aceitar um cargo de ministro no governo de Dilma Rousseff. A informação é do jornal Folha de S.Paulo .

São Paulo - Ex-presidente Lula em entrevista no Diretório Nacional do PT em São Paulo, após prestar depoimento à Polícia Federal no âmbito da 24ª fase da Operação Lava Jato.  (Rovena Rosa/Agência Brasil)
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

De acordo com a reportagem, Lula só vê alguma saída para a crise se Dilma se reconectar com a base social do PT, que anda insatisfeita com a proposta de reforma da Previdência e os cortes com gastos sociais.
Apesar de barganhar uma mudança na economia, Lula manteria Nelson Barbosa à frente do Ministério da Fazenda, pelo menos por enquanto, enquanto Ricardo Berzoini cederia a Secretaria do Governo para Lula e ficaria como secretário-executivo da pasta.

Continua depois da Promoção

Lula já teria sondado parlamentares para sondar a situação do Congresso e verificar quais seriam seus focos mais emergenciais de atuação.

De acordo com a colunista Mônica Bergamo, também da Folha, o presidente do Senado Renan Calheiros teria assegurado apoio de parte do PMDB a Lula, caso ele aceite o cargo de ministro, mas um senador do PT teria dito que Lula está sendo iludido pela promessa. O apoio do PMDB no Senado é crucial para barrar o pedido de impeachment de Dilma Rousseff.

Compartilhe Isso
- Advertisement -