Protestos contra a PEC: Veja como vai ser em Salvador

Por Redação
5 Min

protesto-pecTrabalhadores de várias categorias prometem “parar o país” nesta sexta-feira (11), em protesto contra a aprovação da PC 241, agora transformada em PEC 55. O Projeto de Emenda Constitucional do Governo Federal, prevê a redução de investimentos em vários setores, em especial, na educação. O projeto já está no Senado Federal, onde já foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.

A greve prevista para os diversos setores, vem sendo organizada por centrais sindicatos, sindicatos, entidades representativas de estudantes e trabalhadores e visa fazer um alerta ao governo sobre a insatisfação das diversas categorias e da população em geral, para o projeto apresentado, já votado e aprovado na Câmara dos Deputados.

Além dos protestos contra a PEC, os trabalhadores aproveitam o dia para inclusive diversas mobilizações contra a aposentadoria aos 65 anos, terceirização sem limites, reforma do ensino médio e o que os trabalhadores chamam de desmonte e precarização do serviço público.

Por causa dessa mobilização, as aulas ficam suspensas em escolas públicas estaduais e municipais de Salvador e de algumas cidades do interior. Os estudantes também prometem participar das mobilização, inclusive os que estão em faculdades particulares.

Continua depois da Promoção

A maioria das entidades de classe está fazendo convocação para a concentração em frente ao Shopping da Bahia, uma das áreas mais movimentadas de Salvador, onde o trânsito deve ser interrompido, pelo menos em alguns momentos.

A sexta-feira também vai ser dia de manifestação no centro da cidade. A partir das 8h, está pevisto o início da mobilização de Comerciários, Vigilantes, Bancários, Servidores da UFBa e policiais civis. A concentração vaio ser em frente à Cada D´Itália, a partir das 8h. Mas os policiais civis prometem levar faixas e cartazes para a Praça da Piedade, onde protestam contra a violência e mostram números levantados pelo sindicato da categoria.

Confira agora como ficam alguns serviços importantes aqui em Salvador, nesta sexta-feira:

Justiça

Os servidores do Tribunal de Justiça prometem parar durante toda a sexta-feira, suspendendo o atendimento ao público. A paralisação foi convocada tanto pelo Sindicato dos servidores Auxiliares do Poder Judiciário, como pelo Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário.

Metrô

Os trens do metrô funcionam normalmente a partir das 5h. Não há nenhuma informação de adesão dos metroviários ao movimento grevista.

Rodoviários

Os ônibus não vão circular das 4h às 8h, de acordo com o diretor de formação política do sindicato dos Rodoviários da Bahia e diretor nacional da CUT, Tiago Ferreira.

Comércio

O Sindicato dos Comerciários de Salvador informa, em seu site, que a categoria deve paralisar pontos do comércio, mas não explica que tipo de mobilização vai ser feito para que as lojas da cidade não funcionem.

Shoppings

Também não há confirmação sobre a paralisação total dos serviços nos shoppings de Salvador, que confirmaram atividade normal nesta sexta-feira.

Bancos

De acordo com o Sindicato dos Bancários, só haverá expediente nas agências a partir das 12 horas. Todas ficarão fechadas, inclusive para serviços internos, durante toda a manhã.

Professores

A APLB-Sindicato marcou encontro dos professores a partir das 7h, em frente ao Shopping da Bahia e também confirmou participação da categoria na passeata prevista para as 15h, saindo do Campo Grande em direção ao Fórum Rui Barbosa.

Ferry

O sistema que opera as travessias entre Salvador e a Ilha de Itaparica está com funcionamento confirmado, inclusive anunciando desde esta quinta-feira que o serviço de hora marcada para veículos não está mais disponível para quem vai viajar nesta sexta-feira (11) e para quem retornar da Ilha de Itaparica na próxima terça-feira (15), feriado da Proclamação da República.

Trens

Os ferroviários informaram que os trens do Subúrbio Ferroviário de Salvador ficarão parados das 5h30 às 10h.

Compartilhe Isso
- Advertisement -