Fallback or 'alternate' content goes here. This content will only be visible if the SWF fails to load.

Candeias

Ex-prefeito de Candeias pode ser punido pela justiça

Candeias: Ex-prefeito pode ser punido pela justiçaDurante a visita ao Hospital Ouro Negro, na manhã desta quinta-feira (10), o juiz federal da 12ª Vara Pública, Ávio Mozar José Ferraz de Novaes, falou sobre as denúncias envolvendo o ex-prefeito de Candeias, Sargento Francisco. Ele não descartou a possibilidade do antigo gestor ser punido pela justiça. “O processo está em andamento. As provas e os fatos que vão ser apresentados no final, vou proferir uma decisão chamada sentença. Nesta sentença, se as provas e os fatos demonstrarem que ele agiu em desconformidade com a legislação, ele será, sim, punido. Mas isso, somente, no final que nós vamos saber”, afirmou.

Em abril deste ano, a Justiça Federal da Bahia acolheu denúncia contra o ex-prefeito e alguns de seus ex-secretários municipais. A 13ª Vara Cível de Salvador aceitou a ação civil movida pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-prefeito e os ex- secretários José do Patrocínio Lessa Lima e Iolanda Almeida Lima; os servidores Ana Lúcia Oliveira Anperburg Rocha, Joselene Cardim Barbosa Souza, Samuel José Santos Costa, Lúbia da Cunha Moraes Macedo; o empresário Ângelo Amorim Vacek e a empresa Zquadro Bloco Estrutural LTDA.

Segundo a denúncia, o município de Candeias pactuou com o Ministério da Saúde a liberação de recursos federais para a realização de obras de ampliação de seis Unidades Básicas de Saúde (UBS): UBS Canta Galo, UBS Urbis II, UBS Madeira, UBS Malembá, UBS Passé e UBS Sarandi. Devido às diversas paralisações nas obras, a prefeitura decidiu romper com a empresa inicialmente contratada e posteriormente firmou contrato com a empresa Zquadro Bloco Estrutural. No entanto, segundo o MPF, a segunda contratada também não concluiu as obras.

Em uma vistoria realizada pela Controladoria Geral da União (CGU), em agosto de 2015, foi constatado que o município de Candeias pagou à empresa Zquadro Bloco Estrutural valores correspondentes a materiais que não foram entregues, bem como por serviços que não foram prestados. O MPF aponta na ação que os réus falsearam os boletins de medição e os respectivos processos de pagamento relacionados às obras de ampliação das Unidades Básicas de Saúde e que eles também inseriram nos relatórios fotografias “manifestamente falsas, com a finalidade de justificar a liberação dos recursos contratados”. A procuradoria entendeu que todos os denunciados tiveram participação no processo fraudulento.

Em outra ação, movida em maio de 2016, o desembargador da 2ª Câmara Criminal, Carlos Roberto Santos Araújo, acatou a denúncia contra o ex- prefeito por ter contratado por mais de R$ 10 milhões os serviços de Limpeza Urbana sem licitação em menos de 01 ano. Nessa última ação, o MPF pede que os envolvidos sejam condenados por fraudes em execução de obras em seis unidades de saúde do município.

17 Comments

17 Comments

  1. Claudia Lima

    Claudia Lima

    12 de agosto de 2017 at 12:44

    Kkkk quando mesmo? E seus antecessores foram punidos algum dia?Estamos no Brasil esqueceu?

  2. Jeoás Bispo

    Jeoás Bispo

    12 de agosto de 2017 at 12:54

    Tem que prender o atual.

  3. Gilmar Santos

    Gilmar Santos

    12 de agosto de 2017 at 13:20

    Que demora é esssa?

  4. Romilda Lima

    Romilda Lima

    12 de agosto de 2017 at 13:34

    Vai nada em candeias nada acontece com os politicos .quero e novidade

  5. Zeca Santana

    Zeca Santana

    12 de agosto de 2017 at 14:04

    Deixa Chico quieto, já foi….

  6. Tácio Chaves

    Tácio Chaves

    12 de agosto de 2017 at 16:44

    Esse covarde.

  7. Gusmão Souza

    Gusmão Souza

    12 de agosto de 2017 at 18:36

    LEVA ESSA CORJA TODA PRA INDONÉSIA

  8. Valnei Bandeira Bandeira

    Valnei Bandeira Bandeira

    12 de agosto de 2017 at 18:54

    Prefeito quando eu morava AE na década de 1990 que ajudava a comunidade era tonha magalhaes mais ninguém o resto e faxada é ladrão candeias quando fui AE tava uma pouca vergonha buraco e mato nessa cidade esses políticos de hj são tudo ladrão e safado só olha pra a comunidade no tempo de eleições esses comédia

  9. Monica Santos

    Monica Santos

    12 de agosto de 2017 at 19:46

    É pra rir😂😂😂😂😂

  10. Andre Cd-cl

    Andre Cd-cl

    12 de agosto de 2017 at 21:00

    Muito bem

  11. Angelica Herminia

    Angelica Herminia

    12 de agosto de 2017 at 21:33

    Demorou

  12. Isaque Santos

    Isaque Santos

    12 de agosto de 2017 at 22:08

    Pode ser punido? Deve ser!!!!

  13. Eunice Miranda

    Eunice Miranda

    12 de agosto de 2017 at 23:43

    Pode?ainda tem isso .ele tem que pagar.

  14. Vanilda Santos

    Vanilda Santos

    13 de agosto de 2017 at 06:43

    Punido? Nunca na galáxia!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top