Prova Brasil do ensino médio será aplicada em todas as escolas do país

Por Redação
3 Min

No segundo semestre de 2017, a Prova Brasil do ensino médio será aplicada pela primeira vez em todas as escolas públicas e privadas, sendo o governo federal. Na semana passada, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação da prova, reuniu representantes do Ministério da Educação, do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Corregedoria Geral da União (CGU) em uma audiência pública para discutir a transformação da avaliação do ensino médio em censitária, ou seja, representando a totalidade das escolas, e não apenas por amostragem, como acontecia até o ano passado.

Continua depois da Promoção

Nesta quarta-feira (22), o Inep anunciou que “todos os alunos do 3º ano do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas, farão a Prova Brasil este ano”:

Sistema nacional de avaliação

A Prova Brasil é um dos dois elementos que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb): o cálculo do Ideb é feito usando os resultados da prova e informações sobre a aprovação ou repetência dos estudantes. Essa prova faz parte da Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb), uma das três avaliações que integram o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Continua depois da Promoção

Até hoje, porém, apenas as edições da Prova Brasil do ensino fundamental eram aplicadas de forma censitária, ou seja, para todos os estudantes do 5º e do 9º ano do fundamental. Como resultado, no Saeb 2015, 3.986.190 estudantes participaram da prova: 2.071.581 do 5º ano do fundamental, 1.842.034 do 9º ano do fundamental, e apenas 72.575 estudantes do 3º ano do ensino médio.

Além disso, 38.155 escolas tiveram os dados divulgados para o 5º ano do fundamental, e 29.620 escolas receberam os resultados para o 9º ano. Já no ensino médio, os resultados foram divulgados apenas em nível estadual e nacional.

Com a mudança, o Inep estima que 2,3 milhões de estudantes do 3º ano do ensino médio, tanto de escolas públicas quanto privadas, participem da Prova Brasil. No total, o governo prevê que mais de 7 milhões de estudantes façam as provas.

A Prova Brasil 2017 será aplicada no segundo semestre do ano e, segundo o Inep, por sugestão do TCU, as empresas que aplicarão o exame serão contratadas por meio de licitação, que deve ser aberta na segunda quinzena de maio. “Desde 2009, a contratação de entidades para execução desses serviços especializados era realizada por dispensa ou inexigibilidade de licitação junto a instituições com notório saber”, disse o Inep, em nota.

Fonte: G1

Compartilhe Isso
- Advertisement -