Hospital em São Francisco do Conde realiza primeira cirurgia por videolaparoscopia

Por Redação
2 Min

Hospital-celiaO município de São Francisco do Conde é o 1° do Recôncavo Baiano a realizar cirurgia por videolaparoscopia em um hospital público. Os procedimentos aconteceram na última sexta-feira (13), no Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima (HDACAL), com duas pacientes que precisavam de cirurgia para retirada de pedras na vesícula.

Continua depois da Promoção

Na cirurgia por videolaparoscopia, uma espécie de microcâmera é usada para mostrar a vesícula biliar e sua retirada através de uma pequena incisão abdominal de cerca de 1 cm. As vantagens são: pouca dor no pós-operatório, alta precoce, ótimo resultado estético e retorno quase imediato às atividades cotidianas.

“Foi montada a estrutura aqui no hospital para ver se a gente começa a fazer esse tipo de cirurgia, visando diminuir a fila de espera para vesícula, hérnia e outros tipos de doenças. Esse tipo de cirurgia cresce cada vez mais, pois é minimamente invasiva. Esteticamente ela é excelente, pois não deixa cicatriz e o risco de infecção é quase zero. A recuperação também é ótima e esperamos com isso diminuir a demanda. Essas pacientes foram privilegiadas por aparelhos de primeira linha, os quais são utilizados nas principais redes hospitalares do Brasil”, concluiu o diretor-médico da unidade hospitalar Thiago Lopes Rios.

As pacientes submetidas ao novo procedimento operatório também deram declaração. “Eu gostei. Tenho amigas que estão precisando da cirurgia e eu vou falar para elas procurarem o hospital, pois foi muito bom. Queria muito fazer desta forma e estava com medo de fazer da forma tradicional. Ainda bem que deu certo”, contou a paciente Jucimeira Alves, moradora da Rua da Caixa D’Água, no bairro de Campinas.

Continua depois da Promoção

“Eu estava correndo atrás dessa cirurgia. Vivia na emergência aqui do hospital sentindo dor. O hospital ligou me avisando e a equipe médica foi excelente. Não estou com dor nenhuma”, falou Nilzilane dos Santos Souza, da Nova São Francisco do Conde, pouco mais de uma hora após o procedimento.

Compartilhe Isso
- Advertisement -