Vereadora faz pedido de urgencia para reabertura do posto medico

Por Redação
4 Min
vereadorarita
Vereadora Rita Loira | Foto: Candeias Mix

Na ultima quinta feira (17) a vereadora Rita Loira, entregou um documento a secretaria de saúde do município Lindinalva Freitas , pedindo com urgência a reabertura do posto medico Luiz Viana Filho para que funcione 24 horas e com atendimento de medico pediatra.
segundo a vereadora, o fechamento dessa unidade de saúde demonstra o descaso com a população de Candeias , era um posto que atendia a população do município a mais de 50 anos.

Continua depois da Promoção

Desde do fechamento do posto em 2014 a veadora Rita Loira vem lutando incansavelmente na tentativa de sensibilizar o prefeito para que retorne o posto medico ao seu local de origem, em maio de 2014 uma manifestação organizada pelos vereadores Rita Loira e Pitágoras reuniu centenas de candeenses para pedir a reabertura da Emergência e Urgência do tradicional Posto Médico Luiz Viana Filho, no bairro da Pitanga.

candeiasmix_apos-posto-luiz-viana3
Manifestação contra o fechamento do posto medico | Foto: Candeias Mix

A decisão do fechamento do posto desagradou à maioria dos que precisam de médico durante o dia e, especialmente, durante a noite e principalmente na madrugada.
Para muitos, o Sargento não deveria ter feito tal transferência porque a maioria não têm dinheiro para se deslocar até o Ouro Negro que é distante do centro da cidade para um rápido ou fatal procedimento médico.

Em entrevista a radio local no mesmo a ano a vereadora não poupou críticas ao fechamento do Posto Médico Luiz Viana Filho.

Continua depois da Promoção

“É um posto que atende a comunidade de Candeias há mais de 50 anos. É uma atitude insensível, irresponsável e cruel. Não há necessidade de fechar o posto médico para trazer especialidades. Nada justifica o fechamento do posto médico”,  disse.

Sobre a falta de um aparelho de mamografia a vereadora foi taxativa.

“Peço que o prefeito mande para as mulheres de Candeias o mamógrafo. É um aparelho necessário para a prevenção câncer de mama. A prefeitura gasta R$ 2 milhões com advogados, mas não temos um mamógrafo para as mães de Candeias”, afirmou.

No início do seu mandato, a vereadora Rita Loira apresentou um requerimento na Câmara Municipal de Candeias solicitando do executivo a compra de um “Aparelho de Mamografia Digital” que detecta o câncer de mama. Os vereadores aprovaram, mas, infelizmente, até hoje o prefeito Sargento Francisco não acatou o pedido de Rita.

No mês – Outubro Rosa –, no combate ao câncer de mama, a vereadora Rita Loira criou um “Livro Rosa” e saiu recolhendo assinaturas nas ruas da cidade para reforçar seu pedido até que em uma sessão ordinária no dia 22 de outubro de 2015 o presidente da Câmara de Vereadores, Gil Soares (PTB), afirmou que uma emenda parlamentar do deputado federal Erivelton Santana (PSC), no valor de R$ 300 mil, vai ser direcionada para a compra do equipamento. Porem até hoje nada.

Posto Luiz Viana Filho

Inaugurado no ano de 1956, aquela unidade de saúde era para onde a maioria da população que não tem recursos financeiros acorria para quaisquer atendimentos desde então.

Mesmo com a abertura da UPA - Unidade de Pronto Atendimento -, em frente ao Hospital José Mário dos Santos, no Ouro Negro, o Posto Luiz Viana ainda fazia os atendimentos de pacientes fossem crianças, adultos ou idosos pela proximidade do Centro de Candeias e da maioria dos bairros mais populosos da Cidade.

Compartilhe Isso
- Advertisement -