Caravana Social leva serviços gratuitos à São Sebastião do Passé

Por Redação
4 Min
Caranava da Justiça Social
Foto: Daniele Rodrigues – Ascom/SJDHDS

Desde cedo, a população de São Sebastião do Passé já fazia fila na porta do Colégio João Paim, centro da cidade, para os atendimentos e serviços gratuitos prestados pela Caravana da Justiça Social, promovida pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) na manhã desta sexta-feira (21).

Continua depois da Promoção

“É uma ótima ação, maravilhosa e mostra o trabalho e o desenvolvimento que o Governo está levando para as cidades e os benefícios que traz para a população”, afirmou a dona de casa, Celina Borges, que tirou a segunda via do RG. “A Caravana chegou na hora certa. Meu RG já passou da validade e, agora, não vou mais ser chamado à atenção quando precisar ir ao banco, por exemplo. Estou com meu RG novinho”, comemorou o encanador, Ismael Monteiro.

Passé é a quinta cidade a receber a Caravana neste ano. “Esse evento é de extrema importância, porque facilita muito a vida do cidadão, com prestação gratuita de serviços básicos e que asseguram mais dignidade, além da parte cultural e dos debates”, pontuou o secretário da SJDHDS, Carlos Martins.

Entre os serviços oferecidos durante todo o dia, e inteiramente gratuitos, emissão de documentação, como RG, Carteira de Trabalho, CPF, Certidão de Nascimento e Casamento, assistência jurídica, atendimento ao consumidor com o Procon, orientações ao público LGBT sobre retificação de prenome para travestis e transexuais, exames de paternidade e avaliação nutricional, além de atendimentos de saúde.

Continua depois da Promoção

Durante a Caravana, as pessoas com deficiência física e comprovadamente carentes puderam emitir o Passe Livre Intermunicipal, que assegura gratuidade em todo o sistema de transporte coletivo intermunicipal – já são cinco anos de Programa e mais de 27 mil pessoas beneficiadas em toda a Bahia. “Me ajudou bastante, porque estava desempregada e precisava ir a Salvador, toda semana, fazer fisioterapia. Se não fosse o Passe Livre, eu não teria condições”, afirmou a auxiliar de serviços gerais, Antônia Santos, que renovou seu cartão durante a Caravana.

Já a juventude recebeu orientações para emissão da Identidade Jovem (ID Jovem), que dá direito à gratuidade no transporte interestadual e à meia-entrada em eventos culturais e esportivos para jovens de 15 a 29 anos, pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no CadÚnuico. “A Caravana da Justiça Social é um grande evento e, para a juventude, em especial, é fundamental essa orientação até para o ingresso no mercado de trabalho”, destacou a secretária do Trabalho, Emprego e Renda (Setre), Olívia Santana, parceira da SJDHDS na Caravana, que também conta com apoio da Sesab, SDR, Educação e Seplan, entre outras secretarias.

Durante a Caravana, a SJDHDS promoveu capacitação com gestores municipais de Camaçari, Madre de Deus, Catu, Candeias, Dias d’Ávila, Pojuca, Terra Nova e Santo Amaro, além de São Sebastião do Passé, sobre como fazer uma política de assistência social de qualidade, e orientações para a realização das conferências municipais de assistência social. Também houve qualificação em gestão dos fundos de educação para crianças e adolescentes.

A programação ainda contou com oficinas, apresentação cultural, eventos esportivos, teatro infantil e contação de histórias – em parceria com a Uneb.

 

Compartilhe Isso
- Advertisement -