Rascunho automático

MTE inicia Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes no Trabalho

Por Redação
3 Min

O lançamento da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho 2024 (Canpat) com o tema Segurança em Máquinas e Equipamentos foi realizado pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, em Brasília, nesta quinta-feira (18). A mobilização tem como objetivo conscientizar empresas e trabalhadores sobre a importância da segurança e da saúde no ambiente de trabalho.

Continua depois da Promoção

Durante a solenidade, Marinho defendeu a modernização dos parques produtivos, onde existem maquinários envelhecidos e sucateados, com apoio de financiamentos de bancos públicos, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Banco do Brasil (BB) e debate com as confederações das empresas.

“Se máquinas e equipamentos estão provocando a maioria dos acidentes, alguma coisa está errada nas plantas industriais. Se esse processo não for atacado, não adianta campanha nem sensibilização para resolver se o equipamento está inadequado”, ressaltou o ministro.

Além disso, Marinho apresentou outro desafio, a conscientização do trabalhador para o uso de equipamentos de segurança e de proteção individual (EPI). “Vemos situações onde o próprio operador retira a proteção porque acredita que está atrapalhando a produtividade e quer produzir mais. Isso é uma aberração, essa falta de consciência da sua própria proteção”, alertou.

Continua depois da Promoção

O coordenador da bancada dos trabalhadores na Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP) e representante da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Washington Santos, lembrou dos trabalhadores com sequelas e daqueles que perderam a vida devido a acidentes ocupacionais. “Nós não levamos uma vida de videogame. Quando estamos na fábrica, na construção, na indústria, se algo acontece, não há volta. Se vacilar, morre!”, resumiu.

A Canpat será realizada em todo país até dezembro, com a promoção de eventos públicos nos estados para sensibilização de trabalhadores e empregadores sobre os cuidados com a segurança, fortalecendo a cultura de prevenção de acidentes e doenças do trabalho no Brasil.

Dados

Dados divulgados pelo MTE em 2023 revelam que, em 2022, o número total de acidentes de trabalho no Brasil foi de 612,9 mil, resultando em uma média de 69 acidentes por hora ou 1,15 acidente por minuto. No ano passado, do total de acidentes, 2.538 resultaram em mortes de trabalhadores e quase 19 mil incapacitações permanentes. No caso dos trabalhadores formais incapacitados, estes recebem o benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Em 2013, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) alertou que o mundo perde 4% do Produto Interno Bruto (PIB) em decorrência de acidentes e doenças do trabalho. No Brasil, com base no PIB do ano de 2022, a estimativa apresentada pelo MTE é de que os prejuízos gerados pelos acidentes de trabalho podem ter alcançado a cifra de R$ 396 bilhões, com custos e perdas para empregados, empresas, poder público e a sociedade em geral.

Com informações da Agência Brasil.

Compartilhe Isso
- Advertisement -