Rascunho automático

G9 se reuni e confirma Fernando Calmon Presidente da Câmara

Por Redação
3 Min
Foto: Candeias Mix

Em uma coletiva de imprensa na última quinta – feira ( 22) realizado na residência da ex-prefeita Amiga Jú, o grupo dos 9 vereadores eleitos na oposição confirmaram mais uma vez o apoio incondicional ao candidato à presidência da câmara de vereadores do município de Candeias, o vereador reeleito apelidado de “estourado”, Fernando Calmon (PSD).

Conhecido e prestigiado no meio político por ser um homem de palavra, Fernando foi reeleito com 1228 votos na última eleição.
Sabatinados pelos os jornalistas presentes o G9 acompanhado de sua líder política Tonha Magalhães (DEM) responderam diversas perguntas e anunciaram a composição da mesa diretora que será formada pelos vereadores: Jorge da JM (PTdoB), como vice-presidente; Rita Loira (DEM), primeira secretária; e Rosana de Bobó (PTN), como segunda secretária.
Segundo o grupo ainda existe a possibilidades de outros vereadores aderirem ao grupo para também votar em Fernando, sem citar nomes disseram que o grupo mudaria para G11, pois já estaria confirmado outros 2 vereadores que seriam anunciados para imprensa em breve.

A função do Presidente da Câmara de Vereadores esta disciplinada na Lei Orgânica do Município e no próprio Regimento Interno. Em linhas gerais, o presidente exerce função legislativa presidindo o plenário, orientando e dirigindo o processo legislativo. Profere voto de desempate nas liberações, promulga leis, decretos e resoluções.Cabe ao Presidente ainda a função de administração e representação da câmara, algo que os demais vereadores não exercem.

Um prefeito só pode fazer o que a lei determina, isto é, ele não pode, ou pelo menos, não deveria fazer nada que a lei não autorize é por isso que as leis municipais são tão importantes para a organização dos serviços de um município. Das funções que a Câmara Municipal exerce como legislativa, deliberativa e fiscalizadora, a função LEGISLATIVA é a que mais se destaca, porque é por meio das leis que os cidadãos têm seus direitos assegurados. Além disso, as leis também asseguram a harmonia entre os poderes, orientam a vida das pessoas e são indispensáveis para a administração pública.

 

Compartilhe Isso
- Advertisement -